03/08/22 - Eventos e atividades coletivas
SEMANA DO CARMO 2022: veja aqui os links de todos os álbuns de fotos do evento

O registro da Semana do Carmo 2022, realizada de 11 a 14 de julho, está reunido aqui nestes dez álbuns. Convidamos a comunidade a ver um pouco do que os estudantes apresentaram neste ano:

Sétima Arte inspirou apresentações de estudantes do Ensino Fundamental II e Médio

“O cinema não tem fronteiras nem limites. É um fluxo constante de sonho.” A frase de Orson Welles, estampada no cartaz da Semana do Carmo 2022, apresenta a temática do evento neste ano: “Sétima Arte em Foco”. Realizada nos dias 11 a 14 de julho, a tradicional gincana do Colégio Carmo de Cataguases movimentou as onze equipes participantes, formadas por estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º ao 3° anos do Ensino Médio.

As apresentações culturais são o ponto alto da Semana do Carmo. As turmas capricharam nas coreografias ao som de famosos musicais do cinema e transformaram em teatro algumas cenas icônicas de filmes que eles mesmos escolheram, entre clássicos e grandes bilheterias. Na abertura, um tapete vermelho foi estendido no pátio central da escola para um desfile de personagens marcantes do cinema. Com uma maquiagem primorosa, um estudante se destacou fantasiado de Neytiri, a princesa de Avatar.

Bonito também foi ver o ginásio da escola parecendo um grande ateliê de artes, onde 68 grupos faziam desenhos a mão, pinturas e pesquisas para estampar cartazes informativos e ilustrativos. Dentre as abordagens estavam a recriação de pôsteres de filmes de animação, linhas do tempo sobre grandes diretores e suas obras, confecção de flipbooks, o “Especial Harry Potter” e um tributo a Charles Chaplin.

Os trabalhos apresentados se inspiraram nos clássicos, grandes produções internacionais e nacionais. Destacaram, naturalmente, Cataguases, que é conhecida como o berço do cinema nacional, por obra de Humberto Mauro. Como a cidade despontou, nos últimos anos, como um importante polo audiovisual brasileiro, onde têm sido gravados diversos filmes, cinco deles foram escolhidos na Semana do Carmo. Os estudantes produziram mini-documentários, que agora estão publicados no canal da escola no Youtube, em www.youtube.com/c/CarmodeCataguases.

Em análises críticas de filmes, os alunos demonstraram sensibilidade nas abordagens de questões como racismo, negacionismo científico, nazismo, desigualdade de gênero, pobreza menstrual, exclusão escolar, fome e miséria. A comissão organizadora do evento escolheu onze dramas do cinema que abordam esses problemas sociais, ampliando as oportunidades de discussão e conscientização dos jovens.

Como não poderiam faltar nessa gincana, as brincadeiras, atividades lúdicas e esportivas deram o tom de festa para o evento, tão importante para o fortalecimento dos laços de amizade entre os estudantes. As torcidas organizadas, com suas camisas na cor que identificava a turma, tiveram quatro dias de muita diversão na escola. Essa alegria ganhou um brilho mais que especial, depois de dois anos de pandemia, com traumáticas vivências para a comunidade escolar.

"O cinema é vida, é conhecimento, é diversão, é alerta, denunciando preconceitos e injustiças; o cinema nos encanta, desvendando realidades inspiradoras; o cinema nos ensina, mostrando fatos reais da história; o cinema nos fascina, criando mundos imaginários cheios de fantasia. Que esta Semana do Carmo nos traga muita inspiração, emoção, alegria e conhecimento", afirmou a Diretora Pedagógica, Cecília Poyares, ao apresentar a proposta aos estudantes.

Além da programação cultural, todos participaram também da gincana solidária, que contou com a mobilização de estudantes, familiares e uma grande comunidade de benfeitores. Os donativos já foram entregues a instituições assistenciais de Cataguases. Foram beneficiados a Sociedade São Vicente de Paulo de Cataguases, o Lar de Idosos São Vicente (no bairro Bandeirantes), a AFAN (no bairro São Vicente), o Educandário Dom Silvério e o Grupo Missão Barsanulfo.

Nos próximos dias serão anunciadas as turmas vencedoras da gincana. Enquanto isso, a equipe organizadora convida a comunidade a visitar, aqui no site do Colégio Carmo, os álbuns de fotos do evento.