O Colégio Carmo de Cataguases é certificado pelo Ministério da Educação como uma Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS-Educação. Oferece bolsas de estudos integrais e parciais para 20% dos seus estudantes, seguindo os critérios da Lei de Filantropia.
A Direção do Instituto Nossa Senhora do Carmo, no uso de suas atribuições regimentais, adotando as regras da Lei Complementar nº 187, de 16 de dezembro de 2021 (§ 2º, art. 18, da LCP 187/2021 e § 1º, do art. 53, do Decreto 11.791/2023) e demais disposições legais e critérios institucionais, publica, anualmente, o Edital para os interessados em se inscrever no PROCESSO DE SELEÇÃO E CONCESSÃO DE BOLSAS DE ESTUDOS FILANTRÓPICAS. As informações podem ser obtidas na Tesouraria da escola:
- Telefone: (32) 3421-2085
- E-mail: [email protected]
ÚLTIMOS EDITAIS:
FILANTROPIA QUE GARANTE UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA
No Colégio Carmo de Cataguases, bolsistas e demais alunos estudam juntos e têm os mesmos direitos, sendo todos acolhidos, sem distinção. Fazer parte deste programa nacional de filantropia é motivo de grande satisfação para todos nós do Colégio Carmo.
Com o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social na Área da Educação – CEBAS contribuímos, de maneira efetiva, no processo de inclusão social no país por meio da garantia de oferta de bolsas de estudo, integrais ou parciais. Fazemos parte, portanto, de uma importante política pública de acesso à Educação Básica.
Meninas e meninos que estudam como bolsistas no Colégio Carmo completam o ensino fundamental e médio, equitativo e de qualidade, na idade adequada. Esta é a realização, dentro da nossa comunidade, de um dos mais importantes Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável proclamados pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Objetivo 4 da Agenda 2030.
Através da concessão das bolsas de estudo, fazemos parte de um contexto maior, em que se destaca o conjunto das instituições filantrópicas no avanço e democratização da educação no país. De acordo com o os dados da pesquisa “A Contrapartida da Filantropia para o Brasil”, publicada em 2022, pelo Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (FONIF), em https://materiais.fonif.org.br/pesquisa-mais-filantropiam, existem quase cinco mil escolas dedicadas à educação básica filantrópica, representando 12% do total no Brasil. Mais de 300 mil bolsas são concedidas anualmente, a mais de 50 mil alunos.
Quanto à qualidade da educação, os resultados são significativos. Em 2020, de acordo com os dados apresentados na pesquisa, a média das notas dos alunos de escolas filantrópicas no ENEM superou em 17% a média dos demais alunos da educação básica.
Essa superação é percebida anualmente, quando comemoramos, no Colégio Carmo, a realização desse sonho, vendo nossos bolsistas concluírem o 3º ano do Ensino Médio e, em seguida, conquistarem aprovações nos processos seletivos das melhores universidades da nossa região, impactados por uma educação transformadora.