05/07/22 - Eventos e atividades coletivas
SEMANA DO CARMO 2022: Sétima Arte em Foco

De 11 a 14 de julho, os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio participam da edição 2022 da Semana do Carmo, cujo tema foi apresentado nesta terça-feira, pela comissão organizadora: A Sétima Arte em Foco. A tradicional gincana escolar conta com atividades científicas, culturais, lúdicas, esportivas e de ação solidária. Na programação, tendo o cinema em destaque, estas são as abordagens:

• Caracterização de personagens famosos
  • Filmes de animação - recriação de pôsteres
  • Linha do tempo - diretores e suas obras
  • Confecção de flipbooks
  • Tributo a Charles Chaplin
  • Produção de documentários
  • Criações artísticas de referência ao cinema
  • Apresentação de Musicais
  • Análise de filmes - contexto histórico e social
  • Cronologia do cinema
  • Reprodução de cenas de filmes
  • Especial Harry Potter

Estamos no Spotify! A playlist da Semana do Carmo 2022 está temática com trilhas sonoras marcantes de filmes:

São 11 equipes na competição, identificadas pelas cores de cada turma:

• 6º ano A: azul piscina
  • 6º ano B: azul royal
  • 7º ano A: verde limão
  • 7º ano B: verde bandeira
  • 8º ano A: amarelo
  • 8º ano B: laranja
  • 9º ano A: rosa pink
  • 9º ano B: violeta
  • 1º ano Ensino Médio: vermelho
  • 2º ano Ensino Médio: branco
  • 3º ano Ensino Médio: preto

A Gincana Solidária integra a programação, com arrecadação de donativos para entidades assistenciais de Cataguases. O combinado é que os estudantes tragam as doações no dia 12 de julho, terça-feira, de 13h30 às 15h. Somente nestes horários haverá uma equipe da escola de plantão para receber e organizar as entregas. É importante que as sacolas e caixas estejam identificadas, informando qual é a turma. Para fomentar a participação de todos, a turma que trouxer a maior quantidade de material será premiada. Para isso, é estabelecida a pontuação, que informamos a seguir.

Material a ser arrecadado e pontuação na Gincana Solidária:

• Arroz: 1 kg = 1 ponto
  • Açúcar: 1 kg = 1 ponto
  • Macarrão: 1 pacote (500 g) = 1 ponto
  • Biscoito: 1 pacote (200 g) = 1 ponto
  • Leite longa vida: 1 caixa = 2 pontos
  • Óleo: 1 litro = 1 ponto
  • Sabonete: 4 sabonetes = 1 ponto
  • Papel higiênico: 4 rolos = 1 ponto
  • Fralda geriátrica G ou GG: 1 pacote com 10 = 7 pontos

Obs.: não serão aceitos biscoitos do tipo “chulé”, “isopor” etc.

Na Gincana Solidária, a meta, para cada turma, é calculada multiplicando-se o número de alunos por 10 pontos. Por exemplo: para uma turma com 28 alunos, a meta de arrecadação é de 280 pontos. A pontuação final de cada turma corresponderá a uma porcentagem em relação à meta. Ex.: para uma turma cuja meta é 280 pontos: se a turma atingiu 240 pontos, isso corresponderá a 85,7%; se a turma atingiu 300 pontos (superando a meta), isso corresponderá a 107,14%.

FAQ - PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE A SEMANA DO CARMO:

1. Quantos pontos vale a Semana do Carmo?

• O estudante que participa em todos os dias e realiza suas tarefas da Semana do Carmo ganha até 4 pontos em todas as disciplinas - nota que vai compor a 2ª etapa do ano letivo. É importante compreender que essa nota (4 pontos) não tem nada a ver com a pontuação nas tarefas da gincana. A pontuação na gincana faz parte da brincadeira competitiva entre as turmas.

2. Como fica a nota, na 2ª etapa, de quem precisar faltar à Semana do Carmo?

• Quem não participa da Semana do Carmo deve justificar sua falta com a coordenação. Geralmente os pais comunicam previamente. Nesses casos, é feita uma regra de três para compor a nota (os 4 pontos) do aluno em cada disciplina. O professor vai somar as notas obtidas na etapa e calcular a proporcionalidade em 4 pontos.

3. Como é a gincana?

• As turmas do 6º, 7º e 8º ano competem em uma categoria e as turmas do 9º ano e Ensino Médio, em outra categoria. Assim, teremos duas turmas vencedoras. Uma comissão avaliadora, formada pelos professores do turno da manhã, irá atribuir pontos para as tarefas cumpridas, seguindo critérios como pontualidade, criatividade, capricho e organização.

4. Teria algum segredinho - uma fórmula de sucesso - para uma turma vencer uma Semana do Carmo?

• O segredo do sucesso é a união entre os colegas da turma! As turmas são divididas em grupos de 4 a 6 alunos e cada grupo recebe suas tarefas, mas a turma inteira é responsável pelo cumprimento dessas tarefas. Quanto maior for a colaboração, proatividade, harmonia, respeito às diferenças e companheirismo entre os colegas, mais chances essa turma tem de apresentar bons trabalhos. Essa é a lição de ouro dessa gincana!

5. Tenho dúvidas sobre a Semana do Carmo. Com quem me informo?

• A comissão organizadora da Semana do Carmo é formada pela Diretora Cecília Poyares, pela Cordenadora Riza Athouguia, pela professora Luciana Melo, com a colaboração da ex-aluna Letícia Poyares (cinéfila, administradora do Instagram @the.movies.shelf).
  • Por e-mail: [email protected]
  • Foi criado um grupo de Whatsapp administrado pela professora Luciana Melo, com um aluno representante de cada turma. A comunicação também pode ser estabelecida através deste grupo.