28/05/19 - Eventos e atividades coletivas
Psicóloga ministra palestra sobre sua experiência de voluntariado na Etiópia

No dia 24 de maio, a psicóloga Maria Clara Quaresma de Araújo, convidada pela professora Maria Tereza Manna, ministrou para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Carmo, uma valiosa palestra sobre sua recente experiência como voluntária na Etiópia.

Maria Clara mora na cidade de Telêmaco Borba, no Paraná, e, no início deste ano, teve a iniciativa de fazer um trabalho voluntário junto à ONG: Omo Hope Ethiopia. Tudo o que ela aprendeu e vivenciou, desde a decisão de fazer a viagem, até a conclusão deste trabalho, foi compartilhado na palestra que, além de emocionante, ensinou-nos a ver a vida com outros olhos.

Antes de embarcar nesta aventura, Maria Clara relatou que o primeiro desafio a ser vencido foi o medo e a insegurança de viajar para um país completamente diferente do nosso na sua cultura, idioma, religião e realidade socioeconômica. A Etiópia é um dos países africanos que mais sofrem com a pobreza e a fome. Atualmente, um cidadão etíope sobrevive com uma renda per capta equivalente a R$ 1.800,00 por ano.

De acordo com a palestrante, o contato direto com essa dura realidade, a fez refletir sobre o que realmente é essencial em nossas vidas, passou a dar mais valor às coisas básicas, simples e cotidianas, como o alimento, as roupas e o saneamento básico. Aprendeu a julgar menos e a ajudar mais, a ter mais esperança e encarar os problemas com um sorriso no rosto.

No final desta palestra, a maioria dos participantes se viu com os olhos marejados de emoção e gratidão pelas lições de vida que o povo da Etiópia deu através dos relatos de Maria Clara. A Comunidade Educativa do Colégio Carmo e todos os alunos são gratos pela oportunidade de compartilhar e aprender sobre valores como humildade, simplicidade e amor ao próximo.