Ensino Fundamental ll

O Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º anos, é oferecido no turno da manhã no Colégio Carmo. Além dos conteúdos da Base Nacional Comum, que definem as diretrizes curriculares, a escola trabalha com uma Parte Complementar Diversificada. As disciplinas são as seguintes:

• Língua Portuguesa
  • Matemática (I e II)
  • História
  • Geografia
  • Ciências (dividida em Biologia, Física e Química no 9º ano)
  • Língua Inglesa
  • Educação Física
  • Artes: para o 6º ano
  • Formação Humano-Cristã: do 6º ao 8º ano

A escola é parceira da Rede Pitágoras, adotando seu material didático impresso (livros) e com acesso à Plataforma Digital de Aprendizagem (PDA), disponível em https://www.pdaredepitagoras.com.br.

Além da Base Nacional Comum e da Parte Diversificada, estão incluídos, permeando todo o currículo, Temas Transversais relativos à saúde, sexualidade e gênero, vida familiar e social, direitos das crianças e adolescentes, direitos dos idosos, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação para o consumo, educação fiscal, educação para o trânsito, trabalho, ciência e tecnologia, diversidade cultural, dependência química, higiene bucal e educação alimentar e nutricional, tratados transversal e integradamente. Na implementação do currículo, os Temas Transversais são desenvolvidos de forma interdisciplinar, assegurando, assim, a articulação com a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada.

As aulas, no Ensino Fundamental II, acontecem no prédio principal da escola. No térreo ficam as salas de aula do 6º e 7º anos. No 1º pavimento ficam as salas de aula do 8º e 9º anos.

No térreo estão, além das salas de aula, um salão multimídia, uma sala de atividades em grupos, uma sala de reuniões, um laboratório de informática climatizado, sala dos professores, banheiros feminino e masculino para estudantes e banheiros feminino e masculino para professores, as salas da direção pedagógica, direção administrativa, assessoria pedagógica e de comunicação, secretaria, portaria, sala de visitas, reprografia, sala de atendimento psicopedagógico, sala de som, enfermaria e a Capela de Nossa Senhora do Carmo.

No 1º Pavimento, além das salas de aula, estão um laboratório de ciências, uma sala multimídia climatizada, uma sala de apoio, a biblioteca, a tesouraria, a sala de matrículas e os banheiros feminino e masculino.

Compõem o complexo esportivo e de lazer: uma cantina, uma quadra poliesportiva ao ar livre, vestiários e banheiros feminino e masculino, quiosques, mesas de xadrez e tênis de mesa, um ginásio poliesportivo coberto (com arquibancadas, palco para eventos, cantina, vestiários e banheiros feminino e masculino e salas de depósito de materiais), um campo de futebol gramado, um parquinho infantil, uma piscina de 25 metros de comprimento (com vestiários e banheiros feminino e masculino), uma pracinha de convivência com viveiro de pássaros, uma sala de recepção e saída dos alunos.