Ensino Fundamental ll
Proposta Pedagógica

O Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º anos, é oferecido no turno da manhã no Colégio Carmo. As aulas têm início às 7h e vão até às 11h25 para quem tem 5 aulas no dia e até 12h10 para quem tem 6 aulas no dia.

O Colégio Carmo é escola parceira do Sistema Bernoulli de Ensino, adotando seu material didático impresso e utilizando sua plataforma digital de aprendizagem. No Ensino Fundamental II, a construção do conhecimento se dá por meio da abrangência e aprofundamento de conteúdos, incentivando o estudante a ter uma visão crítica do mundo. O material didático está 100% adaptado à Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A coleção didática é composta de dois livros:

1. Língua Portuguesa e Matemática.
  2. Ciências, Geografia e História.

Os livros estão divididos em 4 volumes por ano, com aproximadamente 4.000 exercícios em cada ano.

A metodologia segue os pressupostos teóricos da Taxonomia de Bloom, que é fundamental na Nova BNCC, integrando ações que promovam o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo do estudante.

As disciplinas são as seguintes:

• Língua Portuguesa
  • Matemática (I e II)
  • História
  • Geografia
  • Ciências (dividida em Biologia, Física e Química no 9º ano)
  • Língua Inglesa
  • Educação Física
  • Artes
  • Formação Humano-Cristã: do 6º ao 8º anos
Estrutura

As aulas, no Ensino Fundamental II, acontecem no prédio principal da escola. No térreo ficam as salas de aula do 6º e 7º anos. No 1º pavimento ficam as salas de aula do 8º e 9º anos.

No térreo estão, além das salas de aula, um salão multimídia, uma sala de atividades em grupos, uma sala de reuniões, um laboratório de informática climatizado, sala dos professores, banheiros feminino e masculino para estudantes e banheiros feminino e masculino para professores, as salas da direção pedagógica, direção administrativa, assessoria pedagógica e de comunicação, secretaria, portaria, sala de visitas, reprografia, sala de atendimento psicopedagógico, sala de som, enfermaria e a Capela de Nossa Senhora do Carmo.

No 1º Pavimento, além das salas de aula, estão um laboratório de ciências, uma sala multimídia climatizada, uma sala de apoio, a biblioteca, a tesouraria, a sala de matrículas e os banheiros feminino e masculino.

Compõem o complexo esportivo e de lazer: uma cantina, uma quadra poliesportiva ao ar livre, vestiários e banheiros feminino e masculino, quiosques, mesas de xadrez e tênis de mesa, um ginásio poliesportivo coberto (com arquibancadas, palco para eventos, cantina, vestiários e banheiros feminino e masculino e salas de depósito de materiais), um campo de futebol gramado, um parquinho infantil, uma piscina de 25 metros de comprimento (com vestiários e banheiros feminino e masculino), uma pracinha de convivência com viveiro de pássaros, uma sala de recepção e saída dos alunos.