Ensino Fundamental l
Proposta Pedagógica

O Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º anos, é oferecido no turno da tarde no Colégio Carmo. O horário das aulas é de 13h às 17h20.

O Colégio Carmo é escola parceira do Sistema Bernoulli de Ensino, adotando seu material didático e soluções tecnológicas. No Ensino Fundamental I, a construção do conhecimento se dá por meio da contextualização, sistematização e resolução de situações-problema, com introdução de verbos de comando. O material didático está 100% adaptado à Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A metodologia segue os pressupostos teóricos da Taxonomia de Bloom, que é fundamental na Nova BNCC, integrando ações que promovam o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, social e afetivo do estudante.

As crianças do 1º ano, iniciantes no Ensino Fundamental, passam por uma fase de transição, tendo em vista que acabaram de sair da Educação Infantil. Assim as turmas de 1º ano continuam com algumas atividades que já realizavam na Educação Infantil, como as aulas de Musicalização, ao mesmo tempo em que começam a acompanhar a rotina do Ensino Fundamental.

As disciplinas oferecidas no Ensino Fundamental I são as seguintes:

• Língua Portuguesa
  • Literatura
  • Matemática
  • História
  • Geografia
  • Ciências
  • Língua Inglesa (a partir do 2º ano)
  • Música (com aulas de flauta a partir do 2º ano)
  • Informática
  • Educação Artística
  • Educação Física
  • Formação Humano-Cristã
Estrutura

As aulas, no Ensino Fundamental I, acontecem no prédio principal da escola. No 1º pavimento ficam as salas de aula do 1º, 2º e 3º anos. No 2º pavimento ficam as salas de aula do 4º e 5º anos.

Todas as salas são climatizadas, com ar condicionado. Quando abertas, as salas mantém a ventilação natural, através de grandes janelas, dispondo também de ventiladores.

No 1º pavimento estão, além das salas de aula,

• salão multimídia,
  • sala de atividades em grupos,
  • sala de reuniões,
  • sala de informática, sala dos professores,
  • banheiros feminino e masculino para estudantes
  • banheiros feminino e masculino para professores,
  • salas da direção pedagógica, direção administrativa,
  • assessoria pedagógica e de comunicação,
  • secretaria, portaria, sala de visitas,
  • reprografia,
  • sala de atendimento psicopedagógico,
  • sala de som,
  • enfermaria
  • e a Capela de Nossa Senhora do Carmo.

No 2º Pavimento, além das salas de aula, estão

• laboratório de ciências,
  • sala multimídia,
  • sala de apoio,
  • biblioteca,
  • tesouraria,
  • sala de matrículas
  • e os banheiros feminino e masculino.

No térreo, estão

• salão de eventos e provas,
  • sala de Artes,
  • banheiros feminino e masculino,
  • cozinha.

Compõem o complexo esportivo e de lazer:

• cantina,
  • quadra poliesportiva ao ar livre,
  • vestiários e banheiros feminino e masculino,
  • quiosques,
  • mesas de xadrez e tênis de mesa,
  • ginásio poliesportivo coberto (com arquibancadas, palco para eventos, cantina, vestiários, banheiros feminino e masculino e salas de depósito de materiais),
  • campo de futebol gramado,
  • parquinho infantil,
  • piscina de 25 metros de comprimento (com vestiários e banheiros feminino e masculino),
  • pracinha de convivência com viveiro de pássaros,
  • sala de recepção e saída dos alunos.