Proposta Pedagógica

Primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é oferecida em quatro anos: Maternal II (2 anos), Maternal III (3 anos), 1º período (4 anos) e 2º período (5 anos).

As aulas acontecem no turno da tarde, com entrada às 12h50 e saída às 17h10.

Crianças com 2 anos e as que vão fazer 2 anos de idade até o dia 31 de março podem ingressar no Maternal II logo no início do ano letivo, em fevereiro. Este é o critério etário atual, para que possam ir para o Ensino Fundamental aos 6 anos, conforme resoluções nacionais do Ministério da Educação.

O Colégio Carmo é escola parceira do Sistema Bernoulli de Ensino, adotando seu material didático impresso e soluções tecnológicas no 1º e 2º períodos. Na Educação Infantil, a construção do conhecimento se dá por meio dos campos de experiência. O material didático está 100% adaptado à Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A metodologia segue os pressupostos teóricos da Taxonomia de Bloom, que é fundamental na Nova BNCC, integrando ações que promovam o desenvolvimento cognitivo, psicomotor, afetivo e social da criança.

A diversidade de métodos faz parte da nossa proposta pedagógica. Nada de passar o dia só brincando com massinhas de modelar e toquinhos de madeira! As professoras têm suas “caixas de surpresas” repletas de jogos educativos e muita criatividade para o melhor desenvolvimento das crianças, em cada idade.

Todas as turmas têm a professora regente e a auxiliar da professora. A equipe de apoio também está por perto sempre que necessário, especialmente na fase inicial, de adaptação da criança.

Ao ingressarem na escola, os estudantes novatos do Maternal II e do Maternal III passam por um período de adaptação. As orientações sobre esse processo, que geralmente se dá nas três primeiras semanas de aula, são apresentadas em reunião com os pais antes do início do ano letivo, em data e horário agendados com a Coordenação. Preparamos, também, um guia básico: ORIENTAÇÕES AOS PAIS - Período de Adaptação Escolar.

ROTINAS

• Sejam bem-vindas, crianças! As acolhidas, no Pavilhão de Eventos da escola, são sempre festivas. Cada dia da semana é especial. Lá fazemos juntos nossas orações, cantamos, dançamos e, uma vez por semana, temos a “Tarde Alegre”, com pequenas apresentações teatrais das professoras. Cada um desses momentos é planejado a fim de promover a aprendizagem de valores, a formação humana e a melhor integração do aluno ao ambiente escolar.
  • Cada criança leva para a aula o seu lanche. Incentivamos a alimentação saudável! Uma geladeira, na cozinha da Educação Infantil, mantém os sucos, leites e outros alimentos refrigerados até a hora da merenda.
  • Toda semana, as crianças têm aula de Musicalização. Contamos com uma professora - Tia Alethea - e uma sala encantadora para esses momentos!
  • Corpo e Movimento: além das atividades com as professoras regentes, uma vez por semana, cada turminha tem uma aula especial de Educação Física com a Tia Graziela.
  • No verão, cada turminha tem um tempinho semanal para se refrescar na piscina infantil ou em brincadeiras com água no gramado. Que alegria!
  • Aula de velotrol? Sim! Os pequenos do Maternal se movimentam cada vez mais coordenados no pavilhão!
  • Aula de Informática? Claro que sim! As crianças já exploram as tecnologias no seu dia a dia. Melhor que essas descobertas sejam bem orientadas e educativas.
Estrutura

No novo prédio da Educação Infantil, inaugurado em agosto de 2019, a segurança e acessibilidade foram planejadas e são garantidas. As salas de aula do Maternal II e Maternal III funcionam no térreo. Escadas adaptadas para as crianças e um elevador são as opções de acesso ao segundo piso, onde estão as salas de aula do 1º e 2º períodos.

As amplas salas de aula estão com mobiliário renovado desde 2019. As carteiras e cadeiras têm o tamanho diferenciado de acordo com a idade da criança.

Os banheiros feminino e masculino e bebedouros, instalados em todos os pavimentos do novo prédio, são adaptados para o acesso das crianças, em altura adequada, contando também com fraldário e chuveiros.

As crianças circulam de forma orientada por muitos ambientes. O horário semanal é organizado de tal forma que cada turminha aproveite, no seu tempo, os espaços coletivos, que são muitos:

• dois parquinhos,
  • piscina,
  • casinha de boneca,
  • pracinha com viveiro de pássaros,
  • campos gramados,
  • quadra esportiva aberta,
  • ginásio poliesportivo coberto,
  • pavilhão de eventos,
  • biblioteca,
  • salas de informática, de vídeo e de música.

Aqui no Carmo, zelamos pela limpeza e organização de cada cantinho. Somos gratos por contar com essa grande equipe, que está por toda parte, cuidando de cada ambiente, porque aqui é nossa segunda casa.