(32) 3421.2085
Funcionamento da Biblioteca
  • Como e em que horário funciona a biblioteca do Carmo?
    A Biblioteca Santa Joana D'Arc, localizada no segundo andar do Colégio Carmo, funciona de 7h às 11h e de 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. O acervo de livros e periódicos está disponível para estudantes, professores e demais integrantes da comunidade educativa. Através de cadastro no sistema eletrônico, os usuários podem fazer empréstimos de livros e periódicos, obedecendo aos prazos de devolução estabelecidos.
Segmentos de ensino oferecidos
  • O Colégio Carmo de Cataguases tem regime de internato?
    Não. Os estudantes permanecem na escola somente durante o dia, no horário das aulas. O regime de internato fez parte da história da escola, nas primeiras décadas desde a sua fundação, em 1912.
  • Qual é a idade mínima para a criança ingressar no Maternal II?
    Primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é oferecida em quatro anos: Maternal II, Maternal III, 1º e 2º períodos. Podem ingressar no Maternal II as crianças que completarem dois anos de idade até 30 de junho do corrente ano.
  • A escola tem cursinho pré-vestibular?
    A escola oferece o Ensino Médio, do 1º ao 3º ano, com foco na preparação para os processos seletivos (ENEM e outros). Não há, atualmente, um cursinho pré-vestibular.
  • A escola prepara os alunos para o Enem e os vestibulares?
    A formação carmelita é para todas as provas da vida. No Ensino Médio, nossa estratégia é potencializar nos alunos as aprendizagens adquiridas ao longo da formação escolar e prepará-los para o ingresso no Ensino Superior. O material didático adotado é da Rede Bernoulli de Ensino. As cargas de aula, no Ensino Médio, são mais intensas: no 1º ano, são 1.000 horas anuais; no 2º ano, são 1.066,40 horas anuais; e no 3º ano são 1.166,40 horas anuais. Para isso, há reforço no contra turno para o 2º e 3º anos. O 3º ano conta com oficinas extras de redação. Em parceria com o Grupo Bernoulli, a escola participa também, com esta rede, além dos simulados de cada etapa, dos Simulados Enem/Bernoulli para o 2º e 3º anos do Ensino Médio.
Normas e questões regimentais
  • Por que o uso do uniforme é obrigatório?
    O uniforme garante a inclusão de todos como membros iguais de um mesmo conjunto, identifica-os em ambientes extraescolares e os faz representantes efetivos da escola. Além de prático e adequado para as atividades escolares, o uniforme serve de identificação, sendo assim, é obrigatório o uso do uniforme completo.
  • Qual é o calçado adequado para o estudante na escola?
    Tênis ou sapatos fechados, com solado antiderrapante e sem salto. Deve-se evitar o uso de sandálias. Por uma questão de segurança, a fim de evitar acidentes, não são permitidos chinelos ou sandálias rasteirinhas.
  • Posso realizar uma festinha de aniversário de estudante na escola?
    Por questões de segurança, as festinhas de aniversário de estudantes não são realizadas na escola. A decisão foi tomada em comum acordo com os pais e responsáveis, especialmente das crianças da Educação Infantil, tendo em vista que há estudantes com alergias e intolerância a alguns alimentos.
  • Onde posso adquirir os livros didáticos adotados pela escola?
    Os livros didáticos não são vendidos pela escola, atendendo à legislação vigente. Uma loja/papelaria local está credenciada pelas redes Pitágoras (para a Educação Infantil e Ensino Fundamental) e Bernoulli (para o Ensino Médio) para fornecer o material didático, exclusivamente para estudantes matriculados no Colégio Carmo de Cataguases.
Sobre o Carmo, sua história, sua estrutura e sua filosofia
  • Por que estudar no Carmo de Cataguases?
    O “Carmo” é reconhecido como sinônimo de tradição e qualidade em educação em Cataguases. Oferece um excelente espaço físico e infra-estrutura (salas grandes, ampla área de convivência e lazer e de atividades físicas, equipamentos multimídia e de educação digital). Tem uma excelente localização (centro da cidade, em frente à praça principal). Concilia a disciplina, a organização e a ordem, sem perder a doçura nas relações entre professores e alunos. Oferece um ambiente saudável: limpeza, zelo e boa aparência em todas as dependências da escola. Tem boas práticas visando garantir a segurança, impedindo a saída de alunos sem estarem acompanhados dos responsáveis. Prioriza a humanização do atendimento (profissionais atenciosos e acolhedores com alunos e seus familiares). Conta com bons profissionais, bem preparados, comprometidos com a escola. O material didático é atualizado, dentro dos padrões de qualidade nacionais e constantemente aprimorado (Pitágoras e Bernoulli). No Ensino Médio, destaca-se a qualidade do sistema preparatório dos alunos para os exames e processos seletivos, como o ENEM. Há valorização da formação humana (aprender a ser). É forte a integração da escola com as famílias dos alunos, no dia a dia e promovendo eventos festivos.
  • A escola acolhe alunos de todas as crenças?
    Sim, a escola acolhe, com muito gosto, estudantes de todas as crenças religiosas. Não só os alunos como também nossos professores e demais funcionários têm total liberdade de crença. A fraternidade entre todos é incentivada pela escola diariamente.
  • O que significa a denominação "Carmo"?
    O nome Carmo foi dado em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, pela Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, fundadora desta rede de escolas e de diversas outras obras sociais. O nome Carmo é uma referência ao Monte Carmelo, que fica em Israel, na “Terra Santa”. Dali surgiu a Ordem dos Carmelitas. Espiritualmente, o Carmelo sugere intensa escalada, em busca da perfeição. Nessa subida, cada indivíduo se torna autor de seu próprio desenvolvimento, de sua própria ascensão, pois a vida requer caminhada contínua, mas só é possível caminhar partilhando amor e fé.
  • Qual é o significado do escudo do Carmo?
    Nas cores azul e laranja, o escudo destaca, na letra A, o símbolo carmelita: o Monte Carmelo e as três estrelas que simbolizam Nossa Senhora, o Profeta Elias (que viveu no Monte Carmelo) e o Profeta Eliseu (discípulo direto de Elias). O Monte Carmelo fica em Israel, na “Terra Santa”. Dali surgiu a Ordem dos Carmelitas e a partir dela a Congregação Carmelita das Divinas Providência.