(32) 3421.2085
25/04/17 - Ensino Fundamental II
Exposição de trabalhos sobre a Campanha da Fraternidade

Estão em exposição, na varanda principal do Colégio Carmo, os cartazes produzidos pelos estudantes das turmas de 6º e 7º anos durante as aulas de Formação Humano-Cristã, sob orientação da professora Cláudia Padilha. Têm como tema a Campanha da Fraternidade 2017, "Biomas brasileiros e a defesa da vida: cultivar e guardar a criação".

O objetivo da Campanha da Fraternidade deste ano, inspirado na passagem do Livro do Gênesis (cf. Gn 2,15), é cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos que neles vivem. No Colégio Carmo, durante o período que antecedeu a Páscoa, as aulas de Formação Humano-Cristã discutiram amplamente o assunto e os estudantes tiveram a oportunidade de apresentar diversos trabalhos que destacaram esta temática. Desde a Educação Infantil, as crianças, cada uma de acordo com a sua fase de desenvolvimento, participam da campanha, assistindo a pequenos vídeos e apresentações das professoras, desenhando e se familiarizando com o tema.

No Ensino Fundamental I, as turmas do 3º ano aproveitaram que os biomas já são o conteúdo das aulas de Geografia para tratar também do aspecto mais cultural desta campanha. Já os estudantes do Ensino Fundamental II tiveram condições de se aprofundar no assunto, através de dinâmicas e atividades em equipes, nas turmas do 6º e 7º anos, com a professora Cláudia Padilha, e do 8º ano, com o professor Geraldo Majella, nas aulas de Formação Humano-Cristã.


“Os biomas brasileiros, apesar de serem muitos, estão ameaçados. A partir da prática descontrolada do extrativismo de flora e fauna, os homens prejudicam o desenvolvimento do bioma, em troca de conforto, lucro e, às vezes, para sua própria subsistência durante a vida. Precisamos compreender nossos biomas, estudar sobre eles, pois é conhecendo que se ama, é cultivando que aprendemos a guardar a criação divina”, destacou a estudante do 7º ano B, Mariana Ornelas.

“A Campanha da Fraternidade, além de mobilizar e conscientizar a comunidade cristã para questões sociais e ecológicas, é importante ao ajudar a sociedade a desenvolver-se de maneira consciente. Nesse ano, especificamente, a campanha tem dado atenção aos biomas e à preservação do meio ambiente, de modo que aconteça a defesa da vida e de cada ecossistema”, explicou a estudante do 8º ano B, Clarice Hipólito.

A estudante do 8º ano A, Lerrânia Albano, também refletiu bem sobre o tema: “A Campanha da Fraternidade chegou em um bom momento. Precisamos nos conscientizar para cuidarmos dos nossos biomas, que estão sendo muito desgastados. Essa proposta de cuidarmos da diversidade dos biomas e termos melhores relações entre os povos que neles habitam precisa ser discutida, para despertar a consciência de todos. Assim poderemos ser bons cristãos e termos uma vida nova, seguindo com a luz do Evangelho e sempre cuidando da criação de Deus.”

A Campanha da Fraternidade é realizada há mais de 50 anos, pela CNBB, com amplo apoio da sociedade brasileira.

Mensagem do Papa Francisco, no Vaticano, em 15 de fevereiro de 2017:

“O criador foi pródigo com o Brasil. Concedeu-lhe uma diversidade de biomas que lhe confere extraordinária beleza. Mas, infelizmente, os sinais da agressão à criação e da degradação da natureza também estão presentes. Os povos originários de cada bioma ou que tradicionalmente neles vivem nos oferecem um exemplo claro de como a convivência com a criação pode ser respeitosa, portadora de plenitude e misericordiosa. Por isso, é necessário conhecer e aprender com esses povos e suas relações com a natureza. Assim, será possível encontrar um modelo de sustentabilidade que possa ser uma alternativa ao afã desenfreado pelo lucro que exaure os recursos naturais e agride a dignidade dos pobres. Uma pessoa de fé que celebra na Páscoa a vitória da vida sobre a morte, ao tomar consciência da situação de agressão à criação de Deus em cada um dos biomas brasileiros, não poderá ficar indiferente.”

Comentários