(32) 3421.2085
20/03/24 - Ensino Fundamental I
Crianças do 4º ano têm palestra sobre prevenção à dengue

“Evitar o acúmulo de água parada, criadouro ideal do Aedes aegypti, é trabalho de todos”, explicou o biólogo Élcio Amaral Ferreira, em palestra para as crianças do 4º ano A e B, hoje à tarde. Ele integra a equipe do Núcleo de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Cataguases e tem visitado as escolas para uma ação educativa. O objetivo é incluir as crianças nessa missão comunitária de prevenção do surgimento de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Neste mês de março, foi decretado, no município de Cataguases, o estado de emergência em saúde pública devido ao agravamento do índice de pessoas com dengue. “As medidas preventivas continuam sendo as mais eficazes e nisso cada um de nós pode contribuir”, afirmou Élcio. Ele mostrou fotos de criadouros artificiais, como locais com lixo jogado a céu aberto, piscina desativada, caixa d´’água aberta, calhas d’água entupidas, pratinhos com água em vasos de plantas. “Tudo isso pode virar criadouro da larva do Aedes e nossa vigilância precisa seguir uma rotina semanal”, destacou.

Durante a palestra, as crianças do 4º ano tiveram também a oportunidade de ver o mosquito Aedes aegypti (morto) e as larvas vivas, inclusive em microscópio, aprendendo a identificar as características do animal.

Élcio informou que, para denunciar locais onde há suspeita de criadouro do mosquito, o telefone do setor de Controle de Endemias é (32)3422-3589.

Comentários