PARCERIA BERNOULLI: Educação socioemocional integrada às soluções de aprendizagem
10/02/25 - Eventos e atividades coletivas
Novidade na parceria do Colégio Carmo com o Bernoulli Sistema de Ensino, a partir de 2025 a COLEÇÃO EU NO MUNDO, que já fazia parte das aulas de Projeto de Vida do Ensino Médio, se estende também para os estudantes do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, com foco na EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL.
É uma coleção que desenvolve a educação socioemocional do estudante com uma abordagem ética, criativa e construtiva, estimulando habilidades de relacionamento para um ambiente harmonioso e consciência social para um mundo melhor. O ensino se baseia em três pilares:
- a reflexão sobre o eu;
- a reflexão com o outro;
- e o diálogo com o mundo.
Nas aulas de PROJETO DE VIDA, a nova coleção oferece ferramentas que ajudam o estudante a desenvolver habilidades para o autoconhecimento, a construção de relacionamentos positivos e o enfrentamento de situações adversas. CLIQUE E VEJA NA PRÁTICA.
-
MEU BERNOULLI 4.0. Uma plataforma para potencializar o aprendizado! Alinhada à Coleção Bernoulli, possibilita ao estudante o acesso a diversos recursos, como e-books, deveres de casa, agenda, simuladores, atividades com estímulos individuais e coletivos, entre outros. ASSISTA AO VÍDEO DE APRESENTAÇÃO.
-
BERNOULLI PLAY. Um ambiente para complementar e enriquecer o aprendizado! No Bernoulli Play, o estudante encontra apoio extra para consolidar o aprendizado, por meio de vídeoaulas, áudios em língua estrangeira, resoluções de exercícios, imagens, podcasts, vocábulos etc.
-
MEU BERNOULLI XP. Aprender pode ser divertido! Exclusiva para o Ensino Fundamental Anos Iniciais, a versão Meu Bernoulli XP oferece uma experiência gamificada para as crianças. Além disso, proporciona às famílias um fácil acesso à equipe pedagógica e o acompanhamento do aprendizado. CLIQUE E VEJA NA PRÁTICA.
-
ULLI POWERED BY CHATGPT API. A assistente virtual vai transformar a forma de aprender. Ulli utiliza inteligência artificial para ampliar o conhecimento da criança e do adolescente. Ela segue instruções complexas, resolve problemas com precisão e impulsiona o desenvolvimento do pensamento crítico.
SAIBA MAIS SOBRE A PARCERIA DO COLÉGIO CARMO COM O BERNOULLI SISTEMA DE ENSINO
O Colégio Carmo de Cataguases conta com a parceria do Bernoulli Sistema de Ensino, um dos mais sólidos e conceituados grupos educacionais do Brasil. Nossos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio utilizam seu material didático impresso, que vem integrado a diversas outras tecnologias e soluções de aprendizagem. As apostilas estão alinhadas à Nova BNCC e fazem parte da realidade de mais de 300 mil outros estudantes de todo o país, nas mais de mil escolas parceiras.
Com uma equipe de professores totalmente comprometida com a missão educadora do Colégio Carmo, garantimos, nessa parceria, as melhores práticas de aprendizado para as nossas crianças e adolescentes. É assim que o processo de ensino-aprendizagem é pensado em nossa escola, fazendo com que o estudante amadureça e desenvolva suas habilidades cognitivas e socioemocionais.
- Durante a infância, são oferecidas tarefas e brincadeiras que exploram os campos da experiência
- Nos Anos Iniciais, exploram-se o prazer por aprender, a autonomia, a convivência e a cooperação.
- Os Anos Finais preparam os estudantes para os próximos desafios, desenvolvendo o pensamento analítico e uma visão global cidadã.
- O Ensino Médio é referência em aprovação. Os estudantes contam com todo o apoio pedagógico e emocional para os vestibulares das melhores universidades.
OBJETIVOS EDUCACIONAIS: TAXONOMIA DE BLOOM É A BASE
Todo o material didático do Bernoulli segue a “Taxonomia dos Objetivos Educacionais”, mais conhecida como “Taxonomia de Bloom”, que é justamente o modelo educacional que fundamenta a Nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC, com as diretrizes do Ministério da Educação.
A Taxonomia dos Objetivos Educacionais, desenvolvida pelo renomado cientista Benjamin S. Bloom, em 1956, divide as possibilidades de aprendizagem em três grandes domínios:
- o cognitivo, abrangendo a aprendizagem intelectual;
- o afetivo, abrangendo os aspectos de sensibilização e gradação de valores;
- o psicomotor, abrangendo as habilidades de execução de tarefas que envolvem o aparelho motor.
Cada um destes domínios tem diversos níveis de profundidade de aprendizado. Por isso a classificação de Bloom é denominada hierarquia: cada nível é mais complexo e mais específico que o anterior.
As habilidades no domínio cognitivo:
- Conhecimento: memorização de fatos específicos, de padrões de procedimento e de conceitos;
- Compreensão: imprime significado, traduz, interpreta problemas, instruções, e os extrapola;
- Aplicação: utiliza o aprendizado em novas situações;
- Análise: de elementos, de relações e de princípios de organização;
- Síntese: estabelece padrões;
- Avaliação: julga com base em evidência interna ou em critérios externos.
As habilidades no domínio afetivo:
- Recepção: percepção, disposição para receber e atenção seletiva;
- Resposta: participação ativa, disposição para responder e satisfação em responder;
- Valorização: aceitação, preferência e compromisso (com aquilo que valoriza);
- Organização: conceituação de valor e organização de um sistema de valores;
- Internalização de valores: comportamento dirigido por grupo de valores, comportamento consistente, previsível e característico.
As habilidades no domínio psicomotor:
- Percepção: reconhece os movimentos essenciais;
- Resposta conduzida: responde com coordenação motora fina e refinada a partir de treino;
- Automatismos: automatizou movimentos reflexivos básicos na resposta;
- Respostas complexas: elabora com desenvoltura e coordenação repostas a estímulos;
- Adaptação: improvisa movimentos, adapta-se e readapta-se em diferentes situações;
- Organização: organiza espontaneamente a partir de reflexos complexos respostas a estímulos.
De que forma a Taxonomia de Bloom está relacionada à Nova BNCC?
Para que se obtenha melhores índices na educação brasileira, é preciso planejar a aprendizagem a partir do desenvolvimento de competências, campos de experiências e habilidades. A Nova BNCC abrange 10 competências a serem adquiridas desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, oportunizando a formação humana integral, ou seja, aprendizagens que articulam a construção de conhecimentos, com o desenvolvimento de habilidades, formação de atitudes e valores.
As 10 competências da Nova BNCC:
- Conhecimento;
- Pensamento científico, crítico e criativo;
- Repertório Cultural;
- Comunicação;
- Cultura digital;
- Trabalho e projeto de vida;
- Argumentação;
- Autoconhecimento e autocuidado;
- Empatia e cooperação;
- Responsabilidade e cidadania).
Cada uma das 10 competências apresentadas na Nova BNCC está articulada em dimensões e subdimensões que elegem as habilidades a serem desenvolvidas numa perspectiva relacionada à Taxonomia de Bloom. Desse modo, a cada nova aprendizagem é valorizado além da aquisição do conhecimento, a compreensão, aplicação, análise, avaliação e criação. Isso faz com que ele se transfigure em uma ação (atitude) que gera habilidades e novas posturas (valores).
Ao eleger o ensino baseado no desenvolvimento de competências é preciso ter clareza de que a oferta de diferentes modos de aprendizagem é uma exigência natural para que a competência se desenvolva nos alunos, já que a diversidade é uma realidade.