(32) 3421.2085
05/07/18 - Eventos e atividades coletivas
Semana do Carmo 2018 entra nas redes da Literatura

Gincana estudantil acontece de 11 a 14 de julho,  com atividades científicas, culturais, lúdicas, esportivas e solidárias

“Ó Bendito o que semeia livros, livros à mão cheia, e manda o povo pensar! O livro caindo n’alma é germe que faz a palma, é chuva que faz o mar”. Os versos do poeta Castro Alves foram uma das inspirações para a Semana do Carmo 2018, que começa na próxima quarta-feira, 11 de julho, e vai até sábado, 14 de julho, com o tema “Nas redes da Literatura”. Participam os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Carmo de Cataguases.

Atividades científicas, culturais, lúdicas, esportivas e ações solidárias, de arrecadação de donativos para instituições locais, integram a programação do evento. Em cada edição, a Semana do Carmo oferece aos participantes novas experiências acadêmicas, seguindo o modelo que vem sendo apreciado por pedagogos do mundo inteiro, da educação por projetos. A temática escolhida recebe uma abordagem interdisciplinar, em que todos os professores são envolvidos na orientação dos trabalhos. As turmas têm, especialmente nesta semana, autonomia para pesquisar, criar e expressar suas ideias. A competição estimula os participantes a se unirem, pois uma equipe colabora com a outra em cada turma e o prêmio vai para a turma toda. 

O tema deste ano foi apresentado nesta quinta-feira, 5 de julho, pela Diretora Pedagógica, Cecília Poyares. “Como todos sabem, são inúmeros os benefícios que podemos adquirir através do hábito da leitura, que deve ser cultivado desde a infância. Entre esses benefícios estão o aumento de conhecimento, o desenvolvimento do senso crítico, a melhoria da comunicação e da concentração, o desenvolvimento da criatividade e da imaginação. Nesta Semana do Carmo, iremos nos envolver nas redes da Literatura, aprofundando nossos conhecimentos, desenvolvendo habilidades e apurando nossa sensibilidade”, explicou.

As equipes receberam as tarefas que deverão preparar para apresentação. Um desfile de personagens clássicos da literatura brasileira e mundial, com estudantes caracterizados, irá abrir o evento, na quarta-feira, dia 11. Neste primeiro dia, eles vão trazer também ilustrações de capas de livros, cartazes e painéis sobre a importância da leitura. Como em um sarau, haverá declamação de poesias, encenação de fábulas, cordel com criações poéticas e performances musicais. Utilizando a linguagem dos youtubers, tão populares entre os jovens de hoje, alguns grupos vão gravar pequenos vídeos recomendando obras literárias.

Aproveitando o clima de Copa do Mundo, os grupos vão colar diversas “figurinhas” em um álbum coletivo com “a seleção dos craques da literatura”. Cada página do álbum vai apresentar uma seleção de escritores de cada continente, os prêmios Nobel de Literatura, os maiores poetas e romancistas brasileiros. Os professores de Educação Física e a comissão organizadora estão preparando também brincadeiras e circuitos esportivos relacionados ao tema.

Comentários