SEMANA DO CARMO 2025: Pensar, Criar e Transformar
04/07/25 - Eventos e atividades coletivas
"Oi, humanos do Carmo!" O famoso robô Wall-E procurou até achar o tema da Semana do Carmo 2025, que foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 4 de julho, aos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio: Pensar, criar e transformar: mão na massa unindo ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática.
"Mais que um tema, parece que é uma jornada, um convite à transformação, um desafio que nos conecta ao futuro e ao que somos. Bem, talvez, eu (robô) não seja... Prepare-se! Vai ser inesquecível! Você faz parte dessa história. O Carmo te convida a viver essa experiência como nunca antes." - Clique e assista ao teaser de lançamento do tema no nosso canal no Youtube.
Desafios propostos:
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Desfile de Robôs de Sucata: repensando o lixo tecnológico
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Pitch de Projetos: soluções tecnológicas sustentáveis
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Desafio Maker na Piscina: competição de barquinhos
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Transformar: projetando a escola do futuro
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Dança das Turmas: não somos robôs!
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Momento Drawing Maker
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We All: esquete teatral
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Gincana Esportiva
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Gincana Solidária
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Feira STEAM
CONVITE - No sábado, 12/07, a partir das 8h30, a escola estará de portas abertas à comunidade para visitarem a FEIRA STEAM e assistirem à apresentação de dança das turmas participantes.
Estas são as propostas da FEIRA STEAM:
- 6º EF: Soluções sustentáveis para o consumo de água
- 7º EF: O impacto das erupções vulcânicas e terremotos no clima e meio ambiente
- 8º EF: Energias renováveis e o impacto ambiental
- 9º EF: Microplásticos e a vida marinha
- 1º/2º EM: Robótica aplicada a uma microcidade inteligente
- 3º EM: Minicarregadeira robótica controlada por Arduino
Por que STEAM? A sigla indica uma abordagem pedagógica que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics) para promover uma aprendizagem mais prática e interdisciplinar. A sua principal característica é a combinação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas para resolver problemas e desenvolver projetos com ênfase na experimentação e autonomia dos estudantes. A metodologia contribui para o desenvolvimento de habilidades importantes para o século XXI, como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a criatividade, a colaboração e a comunicação, típicos da “cultura maker”, ou seja, vamos aprender fazendo. Mão na massa!