06/03/18 - Educação Infantil
Valorizando o brincar na Educação Infantil

Na Educação Infantil, do Maternal ao 2º período, o aprendizado acontece de forma lúdica, todos os dias. “Brincar é a atividade da criança. As professoras organizam os ambientes, oferecem os objetos, propõem novas experiências e estimulam a imaginação das crianças”, afirma a Coordenadora da Educação Infantil do Colégio Carmo, Denise Furtado.

A escola tem um papel importante no brincar. A brincadeira está presente nos diversos momentos de aprendizagem, como explica Denise: “Brincar é a melhor forma de estimular e educar uma criança. É brincando que ela aprende valores culturais, a se expressar, a conhecer sentimentos e emoções. A brincadeira estimula a imaginação, a interação, o desenvolvimento motor e psíquico”.

Estudiosos de referência das ciências da Educação, como Vygotsky, embasam esse reconhecimento do valor do brincar na infância. “As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade”, afirmou Vygotsky.

A Coordenadora da Educação Infantil aproveita a oportunidade para se dirigir aos pais. Além de brincar na escola, é muito bom que as crianças tenham esse tempo e espaço, também, em família, como destaca Denise. “Os familiares, quando resgatam sua capacidade de brincar, tornam-se mais disponíveis para as crianças, brincando com elas. Os momentos lúdicos em família são de pura felicidade para a criança. É importante refletirmos sobre o tempo do brincar, que não deveria ser substituído por rotinas sobrecarregadas de atividades que vão deixar a criança cansada e sem vitalidade”, observou. “Queremos o melhor para as crianças, nessa saudável parceria entre a família e a escola”, completa.

Leia mais no informativo de janeiro/fevereiro de 2018 EDUCARMO: https://www.colegiocarmo.com.br/files/educarmo/educarmo_edicao_25.pdf