13/12/17 - Ensino Médio
INEP/MEC divulga os resultados do ENEM 2016 por escola e o Carmo é o 1º em Cataguases mais uma vez

O INEP/MEC divulgou, no último dia 28 de novembro, os dados das 24.361 escolas participantes do ENEM 2016 no Brasil. O Colégio Carmo, como em todos os anos anteriores, aparece em destaque, em 1º lugar em Cataguases. No ranking nacional, o Carmo ocupa a 317ª posição na classificação geral, somando-se as provas objetivas e a redação. O resultado é referente às médias das notas obtidas pelos 35 alunos do Colégio Carmo de Cataguases, participantes do ENEM 2016.

“Para nós, do Colégio Carmo, esta notícia é recebida com muita alegria. Nossa turma de 2016 foi muito bem nas provas do ENEM e do PISM/UFJF também, como já sabíamos, tendo em vista que já estão estudando em excelentes universidades federais. O resultado da nossa escola se destaca, sobretudo, tendo em vista que não fazemos seleção de alunos para ingresso no Ensino Médio, ao contrário de diversas outras na região”, afirmou a Diretora Pedagógica, Cecília Poyares. “Acompanhando os resultados anuais do Carmo no ENEM, podemos verificar uma evolução crescente, o que nos motiva ainda mais a trabalhar com o compromisso de garantir uma educação de qualidade para os nossos estudantes”, completou.

O ranking das escolas no ENEM 2016 pode ser consultado publicamente na interface criada pelo Grupo Bernoulli, no link https://meu.bernoulli.com.br/enem/redacao.

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) auxiliam estudantes, pais, professores, diretores das escolas e gestores educacionais nas reflexões sobre o aprendizado dos estudantes no ensino médio, podendo servir como subsídio para o estabelecimento de estratégias em favor da melhoria da qualidade da educação. Quando disponibilizados por escola, os resultados agregados das proficiências médias possibilitam a análise pela comunidade escolar e pelas famílias, para que se percebam os avanços e desafios a serem enfrentados. É preciso, contudo, como alerta o próprio Inep, em seu site oficial, contextualizar os dados, analisando outros indicadores para iluminar as proficiências médias, como o Indicador de Nível Socioeconômico, Indicador de Permanência na Escola, Indicador de Formação Docente da Escola e Taxas de Rendimento Escolar do Ensino Médio.

As provas do ENEM 2017, que foi realizado há menos de um mês, ainda estão sendo corrigidas e, portanto, não há resultado individuais, nem por escola. Somente a partir do dia 29 de janeiro de 2018 os candidatos que fizeram o ENEM 2017 poderão pleitear uma vaga em uma universidade pública que tenha aderido ao SISU (Sistema de Seleção Unificada). As inscrições para o SISU vão de 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2018. São 130 instituições no Brasil - 30 estaduais e 100 federais -, que ofertarão 239.601 vagas na graduação. As informações estão disponíveis no site http://www.sisu.mec.gov.br.