Fact Checking Day tem palestra sobre informação x desinformação no 9º ano

03/04/25 - Ensino Fundamental II

Por uma feliz coincidência, ontem foi o #FactcheckingDay - Dia Internacional da Checagem de Fatos. Foi justamente sobre este tema que aconteceu uma aula especial para as turmas do 9º ano, no dia seguinte ao Dia da Mentira, 2 de abril.

Formar jovens checadores de fatos, capazes de identificar fakenews, é papel importante das escolas, num mundo tão impactado pela desinformação. Para orientar os estudantes nesse sentido, foi convidada a jornalista que faz a assessoria da escola, Luciana Mendonça de Melo.

A iniciativa partiu do professor de Língua Portuguesa, Luiz Fernando, que está trabalhando com as turmas do 9º ano um capítulo do livro do Bernoulli sobre linguagem jornalística e as ações de prevenção e combate às fakenews.

A checagem de fatos tem se mostrado uma ferramenta eficaz contra a desinformação. Há agências que fazem um trabalho muito sério e criterioso, sendo metodicamente verificadas pela IFCN (International Fact-Checking Network - Aliança Internacional de Checagem de Fatos). Para fazer parte dessa rede, elas seguem um código de princípios e responsabilidades, o que inclui a transparência da metodologia de correção, imparcialidade e apartidarismo”, explicou a jornalista.

Luciana indicou caminhos para os estudantes discernirem entre fontes confiáveis e fontes fraudulentas de informação e apresentou exemplos de agências de Fact Checking validadas pela IFCN, atuantes no Brasil, como a @agencia_lupa e @aosfatos

#IFCN #checagemdefatos #educacaomidiatica

Outras notícias