(32) 3421.2085
21/02/24 - Eventos e atividades coletivas
ESCOLA DE DIDÁTICA: professores do Carmo de Cataguases iniciam capacitação em neurociências da aprendizagem

Aprender mais, de um jeito mais eficiente, otimizando seu tempo é o que todo estudante quer. Para auxiliar os alunos do Colégio Carmo de Cataguases nesse sentido, o corpo docente da escola está sendo capacitado em 2024, desde a Educação Infantil e Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Os professores foram matriculados na “Escola de Didática” do Doutor Paulo Tomazinho e começaram, no último dia 7 de fevereiro, a assistir às aulas online, que vão acontecer durante todo o ano.

Mestre em Ciências pela USP, Doutor em Educação pela Universidade del Mar, do Chile, e certificado pelo Google for Education, Paulo Tomazinho tem se destacado nacionalmente, nos últimos anos, pela formação de educadores para trabalharem com neurociências da aprendizagem.

O objetivo é que os professores apliquem em sala de aula um conjunto de metodologias para que os estudantes ampliem suas capacidades de compreensão, entendimento, memorização e aplicação dos conhecimentos, de forma crítica e proativa. A neurociência tem sido apontada como fundamental para entender como se dá o processo de aprendizagem do aluno.

O curso se completa com quatro aulas por mês, até dezembro, divididas em quatro módulos, que vão abordar a neurociência da aprendizagem, didática assimétrica, aulas em blocos, aprendizagem combinada, cooperativa, por desafio, ativa, por domínio e microaprendizagem, comunicação não-violenta, retrospectiva ágil e design de futuros. Além de assistir às aulas, os professores do Carmo terão tarefas a cumprir, de aplicação das metodologias em sala de aula.

"Os nossos alunos sonham em fazer faculdades concorridas e para isso precisam desenvolver hábitos de estudo de alto rendimento. Além do mais, na mesma sala de aula, esse alto rendimento pode ser ativado de maneiras diferentes porque cada aluno tem um perfil de aprendizado diferente, então nossos professores querem entender melhor sobre como cada um vai alcançar essa aprendizagem, valorizando as diferenças", destacou a Coordenadora do 9º ano e Ensino Médio, Sandra Mara Dutra.

 

Comentários