Performances dadaístas em apresentação de Artes do 9º ano
01/06/23 - Ensino Fundamental II
As performances artísticas de protesto e crítica social apresentadas nesta semana, pelos alunos do 9º ano, foram inspiradas no Dadaísmo, o movimento que surgiu em 1916, na Europa. Durante a aula de Artes, sob orientação da professora Flávia Lobo, as equipes convidaram os alunos do 7º ano para assistir.
Como viram no livro de Artes do Bernoulli, naquela época, os dadaístas criticavam a sociedade, a guerra e a própria arte. No contexto atual, os estudantes se movimentaram em protestos contra o racismo, a violência contra a mulher, o vício nas redes sociais, a aporofobia, a fome, o desperdício de alimentos, o bullying e até contra o próprio protesto, numa dramatização de apatia, com dois alunos jogando, calmamente, uma partida de xadrez.
Adotando a postura provocativa típica do dadaísmo, um grupo protestou contra a própria instituição escolar e a pressão pré-vestibular, que, como mostraram, teatralmente, é algo que pode impactar a autoestima dos jovens nessa idade.