Parabéns, Cataguases, por seus 146 anos

06/09/23 - Eventos e atividades coletivas

O Colégio Carmo também faz parte da história de Cataguases, há 111 anos! A seguir, apresentamos sete curiosidades sobre a fundação da cidade onde as Irmãs Carmelitas abriram, em 1912, o 1º Colégio Carmo:

1. Por que 7 de setembro é o aniversário de Cataguases?
Em 7 de setembro de 1877, o pequeno arraial foi elevado à categoria de vila. Em 2023, Cataguases comemora seus 146 anos!
 
2. Quem vivia em Cataguases antes da colonização?
Muito antes, nessas terras às margens do rio Pomba e do ribeirão Meia Pataca, no início do século XIX, viviam povos indígenas das etnias Coroados, Carapós e Puris. Os primeiros colonizadores chegaram em busca de riquezas nessa região. O local passou a ser chamado de Porto dos Diamantes. 
 
3. Quem é o fundador da cidade de Cataguases?
Durante a construção da estrada que ligaria Minas Gerais a Campos de Goitacazes (RJ), o coronel Guido Tomaz Marlière, a serviço do Império do Brasil, chegou ao Porto dos Diamantes, e, por volta de 1828, fundou o Arraial Santa Rita do Meia Pataca. As terras férteis atraíram fazendeiros, que cultivavam, principalmente, o café. 
 
4. Por que a cidade tem esse nome?
O vocábulo “Cataguases” é indígena e sua tradução mais aceita é “gente boa”. O nome da cidade foi adotado por sugestão do Coronel Vieira, que foi o 1º Presidente da Câmara Municipal. Sua terra natal era Lagoa Dourada, na região mineira que antes era conhecida como parte do Sertão dos Cataguases. 
 
5. Quem foram os índios Cataguases?
Os índios Cataguases não habitavam as terras onde hoje é Cataguases, MG. Até por volta do século XVII, viviam por outras regiões mineiras. Eram chamados pelos bandeirantes paulistas de “povo que mora no país das matas” e suas terras, de “País dos Cataguases” e “Campos Geraes dos Cataguases". O próprio nome do estado mineiro teria vindo daí. De acordo com o relato do historiador Arnaldo Silva, publicado no site "Conheça Minas", os índios Cataguases resistiram bravamente à invasão de suas terras pelo homem branco, em meados do século XVII, até que foram completamente exterminados. Depois da descoberta das minas de ouro, os “Campos Geraes” passaram a ser chamados, na grafia da época, de “Minas Geraes”.
 
6. Quais foram as primeiras ruas e praças da cidade?
Em 1877, a Vila de Cataguazes (grafia da época) tinha o Largo da Matriz (atual Praça Santa Rita), o Largo do Rosário (atual Praça Rui Barbosa), até a Praça Sandoval Azevedo. Em volta delas estavam o Caminho do Passa-Cinco (hoje Rua Alferes Henrique Azevedo), a rua do Pomba (Major Vieira), do Sobe-e-Desce (Coronel Vieira), do Meio (Rabelo Horta), do Cemitério (Dr. Sobral) e da Estação (Calçadão, Praça Getúlio Vargas até a Estação de trem).
 
7. Quando é que o Colégio Carmo entrou para a história de Cataguases?
Nos primeiros anos do século XX, Cataguases inicia sua vocação como cidade industrial. Aqui se instala a 1ª fábrica têxtil e a hidrelétrica da Cia. Força e Luz (1905). A cidade crescia, muitas famílias de tradição católica chegavam e queriam uma escola para suas filhas estudarem. Para isso, havia sido adquirido um prédio bem grande na Praça Santa Rita. Em 06 de fevereiro de 1912, chegaram a Cataguases as Irmãs Carmelitas da Divina Providência. A elas foi dada a missão de inaugurar, em 10 de fevereiro de 1912, o Colégio Nossa Senhora do Carmo.
 
Fontes:

Outras notícias