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24/11/20 - Educação Infantil
Superando desafios no ensino remoto do Maternal III

O desenvolvimento das crianças do Maternal III tem o acompanhamento direto das professoras Sandra Bernardes e Camila Moraes, que estão, com os pais, promovendo, com criatividade, a aprendizagem, nessa ação desafiadora que é o ensino remoto. Ao longo do ano, as videoaulas e videoconferências estão orientando as atividades feitas em casa. Neste mês de novembro, estão sendo realizadas as avaliações. Na galeria de imagens, apresentamos alguns dos desenhos que as crianças fizeram, mostrando que já reconhecem bem as formas geométricas que aprenderam.

Tia Sandra e Tia Camila estão muito felizes com o desenvolvimento das turminhas, gratas pela confiança e parceria fundamental com os pais nesse momento. Nas avaliações, é possível observar que elas estão obtendo suas conquistas, tão importantes nessa idade, cada uma no seu tempo e ritmo.

Confira, a seguir, alguns dos pontos importantes da aprendizagem das crianças de 3 anos, nas turmas de Maternal III, conforme avaliação das professoras, com a coordenação da Educação Infantil:

Linguagem Oral e Escrita

No Maternal III, a aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos básicos para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. É grande a sua importância na formação do indivíduo, no desenvolvimento do pensamento e na construção de conhecimentos, e, além disso, favorece o acesso ao mundo letrado. É também fundamental ressaltar, que o desenvolvimento da linguagem, tanto oral, quanto escrita, está totalmente relacionado ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas essenciais: falar, escutar, ler e escrever.

Aos três anos de idade, as turminhas do Maternal III vão aprendendo a articular bem as palavras, traçar e identificar as letras do seu nome, identificar a sua idade, realizar leitura de gravuras. As professoras buscam promover também o interesse e autonomia na realização da escrita espontânea. Assim elas começam a reconhecer e identificar as letras do alfabeto, reconhecer a 1° e a última letra do nome em situações diversas, a pronunciar corretamente as palavras e a articular cada vez com mais facilidade. Aguardar a sua vez para falar também é um aprendizado para os pequenos do Maternal III.     

Matemática

A aprendizagem da Matemática é construída pela criança a partir de experiências proporcionadas pelas interações com o meio, pelo intercâmbio com outras pessoas, favorecendo, assim, conhecimentos e necessidades que proporcionarão a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo solucionar problemas. A presença da Matemática no cotidiano da criança favorece as necessidades que essas possuem de adquirir aprendizagens, que incidam nos mais variados domínios do pensamento, o que vem a corresponder com a necessidade social de instrumentalizá-la para melhor viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes tipos de habilidades e conhecimentos.

Dentre os aspectos que são desenvolvidos ao longo do ano, estão a habilidade de fazer contagem, saber reconhecer e diferenciar as formas geométricas estudadas, identificar numerais estudados em situações diversas, associar o número estudado à quantidade correspondente, identificar posição de objetos em série (sequência), ter noções simples de comparações, identificar e representar objetos em situações diferenciadas (perto, longe, em cima, embaixo), realizar comparações, identificando diversos conceitos matemáticos (muito, pouco, cheio, vazio, grosso, fino, alto, baixo), perceber semelhanças e diferenças em objetos e figuras, situar-se no espaço em relação ao objeto (à frente, ao lado, para cima, para baixo).      

Corpo e movimento  (coordenação motora)

A capacidade do cérebro em sustentar, equilibrar e realizar movimentos do corpo, dos músculos e das articulações é que nos faz desenvolver a coordenação motora ampla. Esta é dividida em: grossa (onde utilizamos os grandes músculos - relacionada a movimentos grandes) e fina (onde utilizamos os pequenos músculos -  relacionada a movimentos pequenos). É somente através de um bom desenvolvimento motor que a criança obterá o desenvolvimento pleno do seu corpo (intelectual e físico). Assim, parte do seu “sucesso” e do desenvolvimento de suas habilidades estará sempre ligada a uma coordenação motora bem trabalhada e bem estimulada.

Para isso, aos três anos de idade, as crianças são estimuladas, por exemplo, a utilizar e apresentar habilidade nos movimentos de recorte, ter um domínio simples da coordenação motora fina, segurar corretamente o lápis, traçar corretamente números e letras, seguindo orientações de setas.           

Capacidade de ordem cognitiva

A capacidade cognitiva está associada ao desenvolvimento dos recursos para o pensar, a apropriação de formas de representação e comunicação e o uso/prática da utilização dos diferentes tipos de conhecimentos, envolvendo resoluções de problemas em situações diversas. Para se desenvolver, a criança necessita aprender com os outros, seja pela imitação ou por uma diversidade de recursos oferecidos, para que possa ampliar sua compreensão em relação ao mundo que a cerca. Assim, gradualmente, ela vai passando por um processo de construção e seu conhecimento vai sendo adquirido, vivido e colocado em prática no seu dia a dia. O desenvolvimento cognitivo pode ser observado quando as crianças demonstram atenção ao que é proposto, concentram-se o suficiente de acordo com a idade, compreendem o que está sendo ministrado, participam, interagindo com o que é proposto e demonstram certa independência na execução dos trabalhos.

As professoras e a coordenação destacam sempre que esse desenvolvimento acontece em tempos e ritmos diferentes, de forma natural. A boa orientação e estímulo fazem toda a diferença na Educação Infantil. 

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