(32) 3421.2085
14/11/19 - Eventos e atividades coletivas
Professora Raquel publica seu livro sobre o teatro no século XIX

A primeira edição do livro da professora Raquel Barroso Silva acaba de sair, pela Editora CRV.  "Teatro Ligeiramente Nacional no Século XIX" é o título da obra, fruto de sua pesquisa ao concluir o Doutorado em História pela UFJF, em 2016. Um exemplar foi gentilmente doado pela autora à biblioteca da escola para os interessados na leitura. No site da CRV é possível adquirir o livro impresso ou o e-book (https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34334-teatro-ligeiramente-nacional-no-seculo-xix). Quem preferir pode adquirir um exemplar diretamente com a autora, pelo valor de R$ 42,00. Raquel ministra, no Carmo, aulas de História, Artes e Filosofia.

Fruto de uma ampla pesquisa em periódicos do século XIX, o livro da professora Raquel apresenta um recorte histórico sobre o teatro musicado em palcos brasileiros. Elegendo como ponto de observação a trajetória da companhia teatral Phenix Dramática do Rio de Janeiro (1868 – 1891), a autora mostra como os gêneros considerados “ligeiros”, entre paródias, operetas, cenas cômicas, mágicas, comédias musicadas ou farsescas, entusiasmavam o público, apesar de não serem reconhecidas como obras de arte pelos dramaturgos literários e críticos teatrais da época.

O teatro era, como apresenta o livro, o principal entretenimento coletivo do século XIX. “Era o gênero ligeiro que fazia o público amplo e heterogêneo de cidadãos, povo, homens livres e não livres, elites, mulheres, trabalhadores e até mesmo visitantes estrangeiros ver-se representado. A história do teatro é uma história social de dois tipos: da sociedade fictícia, no palco; e da sociedade real, na plateia”, conclui Raquel Barroso, na última página de seu livro.

A comunidade educativa do Colégio Carmo parabeniza a professora Raquel por sua publicação, em projeto que é motivo de admiração e reconhecimento de todos nós.

Comentários