12/04/19 - Eventos e atividades coletivas
Carmo Solidário: 10 anos de Inclusão Digital

Odília Miranda Gomes tem 72 anos e concluiu o curso de Inclusão Digital do Colégio Carmo em 2015. Por mensagem “inbox” no Facebook (como prova de sua proficiência nas redes digitais), falou ao EDUCARMO sobre sua inclusão no mundo digital: “Atualmente, utilizo bastante as redes sociais, como Facebook e WhatsApp. Aprender sobre essas tecnologias me ajudou de várias formas: melhorei no português, me divirto com os jogos, fiz novas amizades, mantenho contato com familiares e amigos de outras cidades e não me sinto mais tão sozinha. Sou muito grata ao Colégio Carmo e ao professor Magno, pelo carinho, paciência e dedicação para nos incluir neste fantástico mundo digital.”
Mais de 200 alunos  já receberam seus certificados de participação no projeto, que em 2019 está
completando 10 anos, com aulas semanais, ministradas pelo professor Magno Oliveira, na Sala de Informática do Colégio Carmo.

O projeto foi criado em 2009, atendendo, prioritariamente, pessoas com mais de 60 anos que, de outra maneira, não teriam a oportunidade de aprender a usar o computador, a internet e as redes sociais. Como explica o professor Magno Oliveira, responsável pelas aulas do projeto, “a população idosa brasileira vem crescendo nos últimos anos, assim como cresce a expectativa de vida; e o uso do computador tornou-se uma necessidade. Ligando esses dois pontos está a base do nosso projeto de Inclusão Digital: desenvolver habilidades no uso da tecnologia para adultos da terceira idade, a melhor idade na era digital. Nossos alunos aprendem especialmente sobre os temas voltados à Internet, como criação de e-mail, redes sociais, páginas de vídeos  e pesquisas. O curso é dividido em dois módulos de aprendizagem, cada um com um ano de duração, com duas aulas semanais. É um projeto social ofertado gratuitamente à comunidade cataguasense, que beneficia anualmente uma média de 40 pessoas com este perfil. É importante ressaltar que, mais do que usar um computador, nossos alunos, carentes de habilidades e conhecimentos tecnológicos, buscam ser parte ativa no mundo virtual. Faz-se necessário que ações voltadas para esse público se intensifiquem, para que o adulto da terceira idade se torne um cidadão mais ativo e feliz.”