(32) 3421.2085
28/02/19 - Ensino Fundamental II
Aula de Artes: 6º ano aprende técnica de pintura rupestre

As turmas do 6º ano estão estudando as Pinturas Rupestres com a professora de Artes, Raquel Barroso. Hoje, eles participaram de uma atiividade de pintura em negativo das mãos numa parede, assim como faziam as comunidades pré-históricas, nas cavernas.

Em aula, a professora apresentou a técnica. Pinturas rupestres, impressões de mãos, estênceis pré-históricos podem ser encontrados em todos os continentes e começaram a aparecer em paredes de rochas em todo o mundo há pelo menos 30 mil anos. Mas a caverna chamada Cueva de las Manos, na Patagônia, contém um conjunto excepcional de arte rupestre, descoberto em 1941, por um padre chamado De Agostini.

“Cueva de las Manos”, literalmente “cova das mãos”, está localizado no vale do rio Pinturas, nas proximidades de Bajo Caracoles, na província de Santa Cruz, Argentina, 163 quilômetros ao sul da cidade de Perito Moreno. A caverna tem esse nome devido ao conjunto de estênceis de mãos humanas que decoram as paredes da caverna. Essas pinturas rupestres foram feitas por comunidades de indígenas locais (provavelmente os antepassados dos Tehuelche) que viveram na região entre 13.000 e 9.500 anos atrás, conforme determinado por restos de cachimbos feitos de ossos usados para pulverizar a tinta nas paredes da caverna para criar as silhuetas de mãos.

Os caçadores pintavam com a técnica de negativo as mãos para marcar a presença. Eles utilizavam os pigmentos dos minerais das rochas diluídos em algum líquido, que poderia ser urina ou sangue, e sopravam este fluido com a boca e, posteriormente, com ossos e gravetos, sob a mão na pedra.

(Com informações dos sites https://www.magnusmundi.com/cueva-de-las-manos-caverna-das-maos-na-patagonia/ e https://www.terraadentro.com/arte-rupestre-da-cueva-de-las-manos/)

Comentários