12/04/18 - Eventos e atividades coletivas
Psicóloga ministra palestra sobre violência escolar e bullying

A violência escolar foi o tema da palestra que a professora e psicóloga Luciana Xavier Senra ministrou, na manhã de hoje, para os estudantes do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, na sala de eventos do Educandário Dom Silvério. Doutora em Psicologia pela UFJF, Luciana é colaboradora do “Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social” (NEVAS) da UFJF.

Aos estudantes, a palestrante apresentou as manifestações de violência no ambiente escolar, como o bullying, o cyberbullying, a indisciplina, a violência institucional, as condutas antissociais, os danos morais, psicológicos e físicos, o assédio sexual e outros tipos de violência que afetam o ambiente escolar, como a violência doméstica e a violência urbana.

"Violência e agressividade, perspectivas psicossociais e educacionais" é o título do livro, doado à biblioteca do Carmo, organizado pela professora Luciana, juntamente com o coordenador do núcleo NEVAS, Lélio Moura Lourenço.

A palestra de hoje integra o projeto que está sendo desenvolvido na escola neste ano, especialmente nas aulas de Formação Humano-Cristã, com a professora Cláudia Padilha, relacionado ao tema da Campanha da Fraternidade 2018, "Fraternidade e Superação da Violência".