Psicóloga orienta as famílias sobre ações antibullying

16/05/25 - Eventos e atividades coletivas

"Acabar com o bullying é da minha conta" – estudantes, professores e familiares são uma rede de apoio antibullying na escola. Na reunião de pais do 6º ano ao Ensino Médio, realizada ontem à noite, a psicóloga Júlia Cabral apresentou o projeto que começa a ser desenvolvido a partir deste ano.

Intitulado “Todo mundo conta: por mais empatia e responsabilidade afetiva”, o movimento envolve especialmente os professores da disciplina “Projeto de Vida” que trabalham com a coleção de educação socioemocional “Eu no mundo”, do Bernoulli – Fabiana (6º e 7º anos), Renan (9º ano) e Éder (8º, 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio).

A psicóloga destacou a importância da mudança de atitude a respeito dos padrões que a sociedade estabelece e que, muitas vezes, muitos adultos reproduzem, tornando-se exemplos distorcidos de um comportamento que as crianças e adolescentes podem ter quando estão entre os colegas. “O bullying sempre existiu; antigamente, não tinha esse nome, mas nem por isso deixava de impactar as vítimas dessa violência”, observou.

Na escola, além das aulas dedicadas à educação socioemocional, será aberto um canal de denúncia anônima de desrespeito, pedido de ajuda e acolhimento. Espera-se, assim, que mais estudantes se sintam encorajados a relatar os fatos logo que acontecem. Aos pais, Júlia pediu que mantenham o diálogo aberto com a escola, possibilitando melhor compreensão de tudo aquilo que se pode fazer pelo bem estar dos nossos alunos, zelando pela paz e fraternidade no ambiente escolar.

Outras notícias