ESCOLA CONFESSIONAL: Formação Humano-Cristã

19/02/25 - Eventos e atividades coletivas

Comunicar a contemplação, isto é, olhar e amar com o olho e com o coração de Deus – eis o fundamento da missão carmelita – que, de um jeito próprio de educar, realiza a Educação em suas diversas modalidades. O Instituto Nossa Senhora do Carmo de Cataguases, como todas as outras escolas carmelitas, é uma Instituição confessional dirigida pelas Irmãs Carmelitas da Divina Providência e tem como principal meta a formação humana e cristã dos seus educandos, mediante valores imutáveis de sua identidade na educação, através de linhas inspiradoras, como:

  • O aspecto Cristológico: Jesus Cristo é o princípio e o fim de toda a Educação Carmelita, que busca levar educadores e educandos a assimilar os ensinamentos do Mestre por excelência.

  • O aspecto Marial: Os Colégios da Congregação trazem o nome de Maria, invocada com o título de Nossa Senhora do Carmo.  Maria se faz um símbolo da escuta, do confronto e da ação; elementos que compõem a filosofia da Educação Carmelita do jeito de Maria.

  • A confiança na Divina Providência: O apelo à Divina Providência, título acrescentado ao nome da Congregação das Irmãs Carmelitas, caracteriza o jeito próprio da Educação Carmelita – a tranquilidade gerada pela confiança na providência divina faz surgir a alegria de quem se sente seguro e acolhido e, portanto, capaz de acolher.

  • A figura de Elias: O profeta Elias, uma figura bíblica do Livro dos Reis, é um modelo daquele que luta em defesa da vida, a favor da justiça, da esperança e de paz. A prática pedagógica da educação carmelita pressupõe uma escuta cautelosa da Palavra de Deus.

  • O escudo do Carmo: O escudo é um símbolo que representa uma síntese de todo o rico patrimônio histórico carmelita. Nesse escudo, a presença do monte – o Monte Carmelo – sugere intensa escalada, em busca da perfeição. Nessa subida, cada indivíduo se torna autor de seu próprio desenvolvimento, de sua própria ascensão, pois a vida requer caminhada contínua, mas só é possível caminhar partilhando amor e fé.

No processo educativo, os alunos e educadores, quando ensinam e aprendem, realizam uma subida constante e progressiva para a felicidade e a realização plena em Deus, apoiados uns nos outros. E, a cada estância da escalada, encontram novos motivos para ir em frente, em busca do saber, das perguntas e das respostas, sempre de olhos voltados para a novidade que só será encontrada pelos que se põem a caminho.

O educador carmelita é pessoa inconformada; é o peregrino que busca e quer chegar ao cume da montanha, para ver melhor a realidade e encontrar meios de transformá-la. A educação carmelita instiga o educador a sair do imobilismo e a subir passo a passo até o cume do “Monte”, sem jamais se acomodar.

O aspecto Cristológico e Marial, a fé na ação da Divina Providência, a atenção à figura de Elias e a simbologia do “Monte Carmelo”, no Escudo do Carmo, constroem a identidade própria da educação carmelita, na vivência fraterna, na fé e na luta por uma sociedade justa e pacífica. No contexto atual, os valores próprios da educação carmelita são preservados, reforçados e partilhados, a fim de que todos - acolhendo estudantes, professores e funcionários de todas as crenças religiosas – encontrem o caminho do bem comum.

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