MATERNAL II E III: pais recebem orientações sobre a adaptação escolar

29/01/25 - Educação Infantil

Aos pais e responsáveis pelas crianças do Maternal II e novatos do Maternal III, temos um convite importante para estarmos juntos, nesta quarta-feira, 29 de janeiro, às 17h, no Colégio Carmo (entrada pela portaria principal da escola). Vamos combinar, com as professoras e a Coordenadora, como serão as primeiras semanas de aula, indicando as melhores estratégias na fase de adaptação à rotina escolar. É uma alegria recebê-los no Colégio Carmo de Cataguases!

 
  • RELAÇÃO DE CONFIANÇA. Começamos hoje uma linda história de amor entre a escola e a família. O Colégio Carmo de Cataguases oferece, desde 1912, uma excelente educação, pautada em valores humano-cristãos. São gerações e mais gerações de estudantes que fazem da nossa escola o seu segundo lar. Contamos com o envolvimento de uma equipe muito unida e zelosa para que o seu filho esteja em boas mãos. Pode confiar! E procure transmitir essa confiança ao seu filho. A adaptação é mais saudável quando a criança sente a tranquilidade e confiança dos pais na escola que escolheram para ele. Importante: estejam atentos aos nossos combinados, pelo bem estar e segurança de todos os alunos. É essencial que a família compreenda que as regras de rotina só dão certo se forem seguidas por todos.
  • ADAPTAÇÃO. A primeira vez da criança na escola é, naturalmente, uma grande mudança. Novas pessoas, novo espaço, novo jeito, novos hábitos, tipos de afetividades (algumas bem aceitas em grupo, outras não), sensibilidades diversas, gostos diferentes, tempo de cada um - que deve ser compreendido e respeitado por ambas as partes. Portanto, é necessário e essencial respeitar cada criança como um ser único.
  • PONTUALIDADE E HORÁRIO REDUZIDO NA ADAPTAÇÃO. É esencial a pontualidade na hora da entrada e saída para uma boa adaptação. Isso faz com que a criança se sinta mais segura. No período de adaptação, trabalhamos com horário reduzido para crianças novatas. Elas não aguentam situações “novas” por um longo período de tempo, mesmo que estas lhes sejam favoráveis. Preferível menos tempo na escola com satisfação do que mais tempo com insatisfação. O choro faz parte do processo, por isso é importante validar os sentimentos da criança. Para minizar esses “sentimentos doloridos”, trabalhamos com HORÁRIO REDUZIDO para Maternal II e novatos do Maternal III, assim dividido:

Para Maternal II: 1º horário de 12h50 às 14h50; 2º horário de 15h10 às 17h10.

Para Maternal III: todos no 1º horário ou, se necessário, combinar com a professora.

  • VAMOS COMBINAR: evite tirar fotos no primeiro dia, evite uma quantidade de pessoas da família, evite excesso de perguntas com ansiedade por respostas. Procure deixar que a criança fale, caso ela se sinta confortável - e não insistir.

  • SUGESTÃO: mostre que você gosta e confie na escola, que você também realiza, em casa, com satisfação e prazer, coisas que ela provavelmente fará na escola, como cantar, brincar, dançar, representar, desenhar, etc.

  • ACOMPANHANTES: De preferência, que seja uma pessoa não tão “ligada” à criança. Procure não demonstrar insegurança ao deixá-la, nem interferir na rotina do dia. Diga à criança, com alegria e entusiasmo, que ela deve chamar a professora ou a ajudante sempre que precisar de alguma coisa, estimulando e encorajando, desde o início, a formação desse vínculo. Caso algum acompanhante necessite permanecer na escola, este deverá ficar em local separado - a ser definido, dizendo sempre para a criança que, na escola, só podem ficar as crianças e as professoras.

  • EM CASO DE FEBRE OU ESTADO FEBRIL: a criança deve permanecer em casa.

  • ALIMENTAÇÃO: mantenha hábitos caseiros na adaptação (mamadeira, chupeta, alimentação). Diariamente, trazer para a escola uma lancheira com os alimentos que a criança está habituada. Alimentos frios vão para a geladeira.

  • OBJETOS: desde o primeiro dia, as mochilas, uniformes, lancheiras, potes, lanches, toalhinhas, guardanapo e demais recipientes devem ter o nome da criança. Sugestão: etiqueta de roupa ou caneta permanente). Além da lancheira, a criança deve trazer para a escola uma bolsa ou mochila com um saquinho plástico vazio e fralda, toalha, sabonete, lenço umedecido, roupa e calçado extra (tudo com o nome dela - para Maternal II e, se necessário, Maternal III).

  • HÁBITOS: trazer um “objeto consolador” (naninha, mantinha, sono, paninhos, chupeta, brinquedo - não pode ser caro, que não possa estragar e nem de luta), para que a criança possa se sentir mais acalentada, confiante e protegida. Objetos de valor, caros ou de valor sentimental não devem ser enviados para a escola.

  • SONO: No período de adaptação, evite trazer a criança com sono para a escola. Colocar a criança para dormir antes de vir é uma boa estratégia. Se necessário, pode ser feita a troca do horário dos grupos. UNIFORME: O uso é diário. No período de adaptação, o uso é flexível, atendendo às necessidades da criança. BILHETES: Serão entregues a quem vier buscar a criança na escola. Estarão dentro da lancheira. Vamos, também, postar os avisos nos grupos de Whatsapp de cada turma.

  • CONVERSAR COM A PROFESSORA: sempre que houver necessidade, as professoras estarão à disposição dos pais para conversar no final da aula (recados rápidos) ou nos dias de atendimento aos pais. Recados na hora da entrada deverão ser passados para a coordenadora, pois os responsáveis NÃO poderão conversar com a professora durante o período de aula.

  • REGISTRO E DIVULGAÇÃO DE FOTOS DOS ESTUDANTES: a escola posta, em suas redes sociais, fotos coletivas dos estudantes em atividades, sem identificá-los por nome ou parentesco, para preservar sua privacidade. Para isso, contamos com a curadoria da nossa Assessora de Comunicação e Marketing, Luciana Melo. Caso o responsável não autorize que seu filho seja fotografado, basta informar na Secretaria da escola.

Outras notícias