(32) 3421.2085
23/02/24 - Educação Infantil
Aos pais, psicóloga fala sobre como educar para a coletividade

A psicóloga da escola, Júlia Cabral, conversou com os pais da Educação Infantil e 1º ano, ontem à noite, durante a reunião realizada na escola. Falou sobre a importância da preparação da criança para essa experiência conjunta vivida na escola. Júlia citou fatores importantes, como o respeito à singularidade e promover o autoconhecimento da criança, para que ela saiba se olhar e respeitar suas emoções. “Por exemplo, não vamos dizer ‘não chore’, mas indicar um caminho pra criança compreender que chorar é natural e importante”, explicou.

“Outro fator diz respeito à comunicação, que às vezes pode ser passiva ou reativa, mas é preciso que se desenvolva a comunicação empática e compassiva, respeitando o sentimento do outro e os seus sentimentos. Por exemplo, numa comunicação reativa, se diz ‘sai daqui que eu não quero conversar com você’. Na comunicação passiva, há conversa com outra pessoa, independente do que você está sentindo. Na compassiva, abre-se a possibilidade de dizer ‘hoje eu não estou me sentindo bem, precisamos conversar em outro momento”.

Por fim, Júlia destacou a experiência da coletividade, do respeito ao outro, às normas sociais, do entendimento, por parte da criança, de por que essas regras existem. “Nós somos seres sociais, gostamos de estar com os outros e a escola, hoje, é o principal espaço da coletividade”, concluiu.

Agradecemos às famílias pela presença!

Comentários