(32) 3421.2085
08/12/23 - Eventos e atividades coletivas
Carmelitas comemoram o dia de Madre Bernadete

As Irmãs Carmelitas da Divina Providência comemoram, em 08 de dezembro, o dia de Madre Bernadete da Imaculada Conceição, primeira diretora do Colégio Carmo de Cataguases, responsável pela expansão e solidificação da congregação religiosa.

Ela foi eleita Superiora Geral das Irmãs Carmelitas em 26 de abril de 1915, tendo permanecido no cargo até o dia 8 de dezembro de 1930, data do seu falecimento e que coincide com sua grande referência católica, o Dia da Imaculada Conceição. 

"Não vivo, mas procuro a vida e onde a acharei se não for na vossa graça e no vosso amor ó meu Senhor e Pai! Ornai o meu coração dos atrativos mais queridos ao vosso, para que possais viver em mim e assim eu possa achar a vida. Quero viver de vós e para Vós, pois bem cedo me fizestes compreender que só na virtude, só na pureza vos encontraria e poderia viver", escreveu Madre Bernadete.

Seu nome de batismo era Carolina Rosa de Abreu Macedo. Nasceu em Valença, RJ. Recebeu o primeiro hábito religioso em 1892, aos 18 anos. Em 1906, ingressou na Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Naquela época, era um costume mudar de nome e ela passou a ser Irmã Bernadete da Imaculada Conceição. 

 

Comentários