(32) 3421.2085
21/09/23 - Ensino Fundamental I
Na Sala de Artes, 4º ano faz pinturas e conversa sobre o Dia da Árvore

Neste 21 de setembro, Dia da Árvore, celebramos a biodiversidade das nossas florestas, enquanto educamos nossas crianças. Nas imagens, um registro do 4º ano, ontem à tarde, na sala de artes, pintando, enquanto conversam com a professora Flávia sobre a importância da preservação ambiental.

Cerca de 3 trilhões de árvores estão vivas na Terra. Parece muito, mas a humanidade derrubou 46% do total desde a introdução da agricultura, há aproximadamente 12 mil anos. Os dados são do Censo Global das Florestas. No relatório, o Brasil é o 3º país com o maior número de árvores do planeta (301,8 bilhões). Rússia (641,6 bilhões) e Canadá (318,2 bilhões) estão em 1º e 2º lugares.

A diversidade das florestas brasileiras, no entanto, está ameaçada. Outro relatório, nomeado Estado das Árvores do Mundo, divulgado pela Botanic Gardens Conservation International (BGCI), concluiu que o Brasil está em 2º lugar no ranking de países com o maior número de árvores ameaçadas - das 8.847 espécies brasileiras nativas, 1.788 estão em perigo, ou seja, 20% do total. No mundo, consta no estudo que 30% das cerca de 60 mil espécies de árvores do planeta estão em risco de extinção. Algo em torno de 17.500 mil espécies.

Na escola, as novas gerações vão conhecendo essa realidade e o que é possível fazer para mudá-la. Cada árvore importa!

As informações foram publicadas nos sites Biovert e Conexão Planeta. Para ler mais sobre o tema, é só clicar nestes links.

 

Comentários