Teve gamificação nas aulas de Filosofia do 2º e 3º anos do Ensino Médio. O tema apresentado pelo professor Renan era a ética utilitarista. Para isso, o jogo “Trial by Trolley” desenvolve esse dilema do bondinho.
Não há tempo para frear quando um bondinho desgovernado desce os trilhos. A opção é puxar a alavanca e escolher um dos dois caminhos. “Chico Bondinho” precisa decidir quem vai salvar e, lamentavelmente, quem será atropelado.
No jogo, as equipes ganham cartas “boas”, “ruins” e “modificadoras”. Precisam argumentar e contra-argumentar a fim de apresentar seus pontos de vista e tentar persuadir o sujeito antes da decisão final.
O objetivo da atividade é fazer os alunos terem conflitos éticos na hora das decisões e introduzi-los nesse tema filosófico. As principais perguntas éticas giram em torno de: “como devo agir?”, “posso ou não fazer isso?”, “isso é certo ou errado?”, “isso é bom ou mal?”, “isso é justo ou injusto?”.