07/07/23 - Eventos e atividades coletivas
SEMANA DO CARMO 2023: Que som é esse? Ouça a playlist no Spotify

"Que som é esse? No ritmo da diversidade de culturas musicais pelo mundo." Este é o tema da Semana do Carmo 2023, que será realizada de 10 a 15 de julho, com a participação dos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e do Ensino Médio.

São 12 turmas participantes, divididas em 72 grupos. Todos receberam, nessa sexta, 7 de julho, as tarefas que vão apresentar na próxima semana. Neste ano, a escola será aberta à comunidade no sábado, dia 15, para a visitação das salas temáticas e para o encerramento. Confira a programação abaixo.

QUE SOM É ESSE? No ritmo da diversidade de culturas musicais pelo mundo

Música emociona, inspira, liberta, conecta, transforma. A “Quarta Arte” transcende fronteiras, ao som da diversidade de ideias, histórias e culturas.

Especialmente entre os jovens, a música é companheira de suas jornadas de autodescoberta, expressão de suas opiniões e sentimentos, encorajando-os a acreditarem em si mesmos e seguir seus sonhos.

Música e juventude são inseparáveis, sempre que se envolvem em questões sociais, ouvindo e levantando suas vozes em prol de causas importantes. Ampliando-se os horizontes para o conhecimento de outros ritmos além daqueles que já ecoam massivamente nos nossos ouvidos, despertam-se as consciências com aquela vontade de mudar o mundo para melhor, algo tão genuinamente juvenil!

Nesta Semana do Carmo 2023, convidamos os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino  Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio a descobrir “que som é esse” que constrói novos repertórios socioculturais, valoriza a diversidade, fortalece o senso de comunidade, o respeito e a colaboração entre os povos.

Para entrar no clima desta "Semana", convidamos você a ouvir a playlist que vai tocar no desfile de abertura, quando os estudantes vão desfilar representando ícones dos mais diversos ritmos musicais:

Programação:

10 e 11/07:

• 7h às 11h25: Fase inicial de preparações de atividades e ensaios em sala de aula

• Desfile de abertura
  • Tarefa Surpresa 1
  • 10h: Gincana Esportiva
  • 13h30: Gincana Solidária – até 15h30

13/07:

• 7h30 às 9h30: atividades na quadra central para todas as turmas
  • Pantomimas de letras de música com referências históricas
  • Apresentações experimentais das criações de instrumentos: 9º anos, 1º, 2º e 3º anos