19/07/21 - Ensino Fundamental I
Turmas do 5º ano navegam e criam salas interativas para aprender sobre o corpo humano

A novidade que movimentou a tarde de sexta-feira, 16, no 5º ano, foi a oficina em salas de aula interativas sobre o corpo humano, com o Analista Educacional Danilo Gomes Moreira. Ele, que é pai de um dos alunos da turma, trabalha com soluções tecnológicas educativas na equipe da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina. O encontro aconteceu a convite das professoras Denise Mathias e Fernanda Barbosa.

Na primeira parte da oficina, as crianças abriram a "Salinha interativa do Tio Danilo", como ele mesmo nomeou. Utilizando o aplicativo Canva, ele criou um ambiente virtual e, passando o mouse pelos objetos, os estudantes percebiam que cada um abria um link diferente, seja um game, um vídeo, um site ou um formulário com perguntas relativas ao tema escolhido, que estão estudando em Ciências atualmente - o corpo humano.

Na segunda parte da oficina, ele propôs aos alunos que criassem a própria salinha virtual. Confira o resultado das criações nos links a seguir:

As turmas encerraram o 1º semestre letivo, em seguida, com uma oficina de artes orientada pela Tia Fernanda. Criaram personagens com sucata. Na galeria de imagens, abaixo, estão dois prints de tela das videoconferências, durante as oficinas, e das salinhas virtuais.

As professoras, em nome do Colégio Carmo, agradeceram ao Danilo Moreira pela oficina. A partir desta primeira experiência, muitas outras atividades semelhantes podem ser realizadas, tanto pelas professoras quanto pelos alunos.