(32) 3421.2085
06/07/21 - Ensino Fundamental II
Turmas do 8º ano apresentam estudo sobre os males do tabagismo

O sistema respiratório humano é gravemente afetado pela dependência química da nicotina, presente em produtos à base de tabaco, como os cigarros. Conhecer cientificamente o agente causador de inúmeras doenças, como câncer de pulmão ou de boca e enfisema pulmonar foi o objetivo do estudo que as equipes do 8º ano A e B apresentaram nas videoconferências de Ciências, na última semana.

Sob orientação da professora Beatriz, os estudantes pesquisaram e puderam compreender melhor a gravidade do problema de saúde pública que é o tabagismo. Alertar e conscientizar os jovens sobre o tema é fundamental para que eles se mantenham livres do vício ao longo de suas vidas e para que possam ser, também, multiplicadores dessa campanha educativa.   

Anualmente, em 31 de maio, diversas organizações promovem o Dia Mundial sem Tabaco, um movimento que partiu da Organização Mundial de Saúde para conter o que se considera uma epidemia do tabaco. A data foi lembrada pelos alunos do 8º ano, que estudaram também a história do cultivo dessa planta, sua composição química, regiões de maior consumo no mundo, impacto ambiental e econômico, doenças causadas pelo uso do cigarro, órgãos afetados, sintomas e tratamento.

Comentários