03/11/20 - Ensino Médio
Em webinar com turma do 1º ano, ex-aluno do Carmo fala sobre postura profissional

Como se preparar, desde já, para o mercado de trabalho, estando com apenas 15, 16 anos, cursando o Ensino Médio? Para conversar sobre este tema, a turma do 1º ano recebeu, na manhã de hoje, o ex-aluno do Colégio Carmo, Renato Matos. O “webinar” aconteceu por videoconferência e foi parcialmente gravado, ficando, agora, a disposição de outros estudantes que queiram ouvir as dicas de um profissional que enfatizou o valor dos estudos, os bons relacionamentos (habilidades socioemocionais) e a resiliência para se adaptar às mudanças e aproveitar oportunidades que surgem ao longo da vida profissional.

Formado em Engenharia de Minas pela UFMG, Renato Matos trabalhou em empresas como a Vale, em Itabira, Votorantim, em São Paulo, e MPX, no Rio e na Colômbia. Enquanto isso, continuou estudando. Fez dois MBA, sendo um no IBMEC e outro na Fundação Dom Cabral, além de um Pós-MBA em Chicago. Como Engenheiro, atuou em diferentes áreas, desde técnica, planejamento, M&A (fusões e aquisições), marketing e inteligência de mercado. Ao longo de sua carreira, teve a oportunidade de viajar a trabalho para diversos países, como Japão, China, Singapura, Austrália, África do Sul, Moçambique, Colômbia, Estados Unidos. Há 4 anos, mudou de profissão e hoje é Assessor de Investimentos, uma mudança que, como explicou, está conectada à trajetória que seguiu e às habilidades que hoje são tão importantes para se adaptar a um mundo em constante transformação.

Sua trajetória profissional foi citada como exemplo pela professora Luciana Melo, que mantém encontros semanais com a turma do 1º ano para falarem sobre Projeto de Vida. O webinar de hoje aconteceu a convite da professora. “É possível sair de Cataguases e conhecer o mundo, basta ter objetivo e fazer as coisas corretas e necessárias para conquistar os objetivos. Acredito que, independente da escolha, se você for muito bom naquilo que faz, os objetivos podem ser alcançados”, destacou Renato.

Em nome do Colégio Carmo, a professora agradeceu ao Renato por sua significativa participação.