21/10/20 - Ensino Fundamental II
Turmas do 9º ano concluem projeto Setembro Amarelo

Um projeto interdisciplinar envolveu equipes de estudantes das turmas de 9º ano nos meses de setembro e outubro. Orientados pelas professoras de Biologia (Alexandra), Língua Portuguesa (Maria Tereza), Matemática I (Zaninha) e II (Verônica), os alunos se engajaram na campanha Setembro Amarelo, de conscientização e prevenção ao suicídio.

Depois de pesquisarem em diversas fontes de referência sobre o tema, os alunos apresentaram, nas aulas de Matemática, em videoconferências com as professoras, as estatísticas e dados consolidados em gráficos, com um panorama sobre o problema no Brasil e no mundo.

Estendendo a participação às famílias, as equipes reuniram em vídeos alguns momentos especiais que estão vivendo no ambiente doméstico, como forma de reconhecimento da importância do fortalecimento dos laços afetivos para a saúde emocional das pessoas. Os vídeos foram apresentados durante videoconferência com a professora Alexandra.

Todos puderam, desta forma, refletir sobre o momento presente e sobre como cada um pode ajudar outras pessoas em situações de crise emocional.  Como última ação, as equipes participaram do desafio (challenge) proposto pela professora Maria Tereza. Os alunos assistiram ao filme "O vendedor de sonhos" e também apresentaram seus vídeos, dizendo qual sonho cada um gostaria de "vender" para a humanidade. Como resultado da ação, todos ouviram palavras belíssimas, de encorajamento, esperança e compaixão.

Confira, na galeria de imagens, os cartazes que as equipes apresentaram durante as aulas.