(32) 3421.2085
29/03/20 - Eventos e atividades coletivas
ESTUDO EM CASA: Como criar mini-hábitos e obter maiores resultados

"Uma jornada de mil milhas começa com um único passo", disse Lao Tsé. Neste período de estudos em casa, é preciso administrar bem o tempo. A dica é criar mini-hábitos que vão simplificar sua rotina. 

Estudante, este vídeo vai te ajudar na caminhada. Assista e pratique:

Os hábitos imprimem padrões poderosos na vida das pessoas. E o mais interessante é que
aqueles que não trazem benefícios podem ser alterados, transformados!  "Não há nada que você não possa fazer se tiver os hábitos corretos." - Charles Duhigg.

Recomendamos que você assista também a este vídeo, que explica como usar a "Programação Neurolingúistica" para "pensar fora da caixa", fugir das "desculpas esfarrapadas", a fim de alcançar seus objetivos:

O vídeo acima é importante também para aprendermos a praticar a empatia. Sempre que for criticar alguém ou a si mesmo, critique o comportamento e não a identidade da pessoa. Como aparece no exemplo ao final do vídeo acima, devemos optar por dizer "Fulano, você foi desatento hoje" em vez de dizermos "Fulano, você é desatento". Esta última opção vai rotular a pessoa e isso não é saudável de se fazer, nem com você, nem com o outro. Mais que isso, depois de uma crítica, o ideal é pensarmos: "como posso te ajudar a não repetir este comportameto?"

Agora, você já ouviu falar na MATRIZ SWOT?

“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças.” - Sun Tzu.

SWOT é um termo em inglês que se refere a Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). A matriz considera aspectos internos e externos de determinado processo de planejamento. Já que estamos falando, aqui, de planejamento de estudos em casa durante este período de "isolamento social" em que vivemos, no contexto da pandemia de coronavírus, a dica é buscar o autoconhecimento para se fortalecer. 

Elaborar a sua Matriz SWOT é uma maneira de melhor se conhecer, já que você investirá tempo pensando e levantando informações sobre você. Assim, os seus objetivos para determinada situação também ficarão mais claros, já que o simples exercício
de registro dará visibilidade para tudo aquilo que estava solto em seus pensamentos. 

Na galeria de imagens abaixo você encontra um modelo de Matriz SWOT a ser preenchido. Experimente!

Todas estas dicas e muitas outras fazem parte da coleção "Bernoulli Projeto de Vida", que está sendo oferecida no Colégio Carmo de Cataguases, em 2020, inicialmente para a turma do 1º ano do Ensino Médio. Compartilhamos com nossa comunidade educativa, num momento em que precisamos encontrar o equilíbrio emocional para enfrentar as dificuldades vividas, com fé de que em breve estaremos de volta às aulas presenciais.

#bernoulliprojetodevida

 

Comentários