(32) 3421.2085
11/02/20 - Eventos e atividades coletivas
Semana de Madre Maria das Neves será celebrada de 2 a 8 de março

De 2 a 8 de março, o Colégio Carmo comemora a Semana de Madre Maria das Neves, fundadora da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Ela nasceu em 2 de março de 1859 e morreu em 8 de março de 1906. As datas serão lembradas em atividades de Formação Humano-Cristã, com os estudantes, e nas orações realizadas antes do início das aulas, tanto no turno da manhã quanto no turno da tarde.

Madre Maria das Neves, “mulher admirável, corajosa, firme nos seus objetivos, muito forte, realista e além de tudo, muito humana. Tudo enfrentou para alcançar o seu propósito extraordinário”, afirma a ex-aluna do Carmo de Viçosa, Joana d’Arc do Valle Rodrigues, no livro publicado em 2005, intitulado “A Semente do Amor”. O Colégio Carmo de Cataguases, inaugurado em 10 de fevereiro de 1912, é obra da Congregação, que surgiu com Madre Maria das Neves, no limiar do século XX.

Conheça um pouco da história empreendedora de Madre Maria das Neves

Rita de Cássia Aguiar nasceu em Patrocínio Paulista, SP, em 2 de março de 1859. Estava viúva quando, aos 40 anos de idade, decidiu servir a Deus, aos pobres e enfermos. Durante seis anos, ela viveu nessa missão. No dia 02 de dezembro de 1899, na Igreja da Lapa do Rio de Janeiro, Rita recebeu o hábito da Ordem Terceira do Carmo, fez os votos religiosos e passou a ser chamada de Irmã Maria das Neves. Sua primeira atividade foi administrar a Casa de Caridade Nossa Senhora de Nazaré, em Saquarema/RJ. Outras senhoras se uniram a ela e o grupo começou a se formar. Nascia a Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência.

Em 1902, sua missão foi transferida para outra cidade: assumiu a direção interna do Asilo da Lapa, instituição pertencente à Santa Casa de Misericórdia de Campos, RJ, dedicada ao amparo e educação de crianças órfãs. Em 1904, foi fundado em Campos o Asilo de Nossa Senhora do Carmo, para idosos desamparados. Madre Maria das Neves assume, também, sua direção.

Em 1905, o grupo era formado por cinco Irmãs Carmelitas: com Madre Maria das Neves estavam Madre Bernadete, Madre Rita, Irmã Margarida e Irmã Teresa de Jesus. No final daquele ano, Madre Maria das Neves precisa afastar-se, devido à tuberculose (na época, uma doença incurável). Faleceu em 8 de março de 1906.

De suas lições como Carmelita da Divina Providência, a frase mais célebre fica gravada e estampada nos murais das obras sociais da Congregação: “Minhas filhas, a vida é curta. Vivamos com a consciência tranquila e teremos o céu perto de nós.”

Para as Irmãs Carmelitas da Divina Providência, Madre Maria das Neves é um exemplo de santidade. Ao comemorarem a Semana da fundadora da Congregação, em suas orações, fazem a leitura de uma Exortação Apostólica do Papa Francisco, de 19 de março de 2018, chamada Gaudete Et Exsultate, que esclarece o que é ser santo: “Para ser santo, não é necessário ser bispo, sacerdote, religiosa ou religioso. Muitas vezes somos tentados a pensar que a santidade esteja reservada apenas àqueles que têm possibilidade de se afastar das ocupações comuns, para dedicar muito tempo à oração. Não é assim. Todos somos chamados a ser santos, vivendo com amor e oferecendo o próprio testemunho nas ocupações de cada dia, onde cada um se encontra. És uma consagrada ou um consagrado? Sê santo, vivendo com alegria a tua doação. Estás casado? Sê santo, amando e cuidando do teu marido ou da tua esposa, como Cristo fez com a Igreja. És um trabalhador? Sê santo, cumprindo com honestidade e competência o teu trabalho ao serviço dos irmãos. És progenitor, avó ou avô? Sê santo, ensinando com paciência as crianças a seguirem Jesus. Estás investido em autoridade? Sê santo, lutando pelo bem comum e renunciando aos teus interesses pessoais."

Comentários