05/12/19 - Eventos e atividades coletivas
Monitores de Matemática e Biologia recebem certificados

Ao longo do ano, estes jovens dedicaram parte de seu tempo, voluntariamente, ao trabalho de Monitoria. Ontem eles receberam da direção da escola e das professoras os certificados, reconhecendo o mérito da boa ação que fizeram. Nem todos estão nas fotos deste álbum e aqui fazemos o agradecimento a todos os participantes.

Em pequenos grupos, os monitores vinham à tarde para a escola para auxiliar os colegas que estavam com alguma dúvida na matéria. A maioria deles foi monitor de Matemática, sob orientação da professora Zaninha. Houve também iniciativas orientadas pela professora Alexandra, de Biologia. As turmas que participaram, neste ano, foram do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. Parabéns, monitores! Vocês foram exemplares!

Na edição que acaba de sair, do informativo da escola, o leitor encontra, também, um destaque para esta atividade. Confira o que diz no EDUCARMO:

Monitorias incentivam a colaboração nos estudos da Matemática

O estudo da Matemática tem sido facilitado, na escola, pela ampla rede de apoio, colaboração, estudo em grupos e monitorias que se formou entre os estudantes das turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio.

O colega que aprendeu mais rapidamente uma matéria nova e tem disponibilidade de tempo vira o monitor da vez e vem pra escola no turno da tarde para explicar aos seus colegas. Assim, além da explicação do professor, os alunos têm aquela explicação que muitas vezes faz toda a diferença, porque vem na linguagem dos próprios jovens.

A professora Zaninha organizou os horários dos grupos de estudo e incentivou o protagonismo dos monitores, que são escolhidos por ela de acordo com suas observações em aula. O resultado pode ser percebido tanto pelos monitores, que ao ensinar acabam aprendendo ainda melhor a matéria, quanto pelos seus colegas, que têm aquela dúvida sanada com as boas dicas dos monitores.

Além disso, todos se sentem bem com o clima colaborativo, desenvolvendo a empatia, valorizando o esforço, a dedicação e solidariedade entre os estudantes.