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09/07/18 - Eventos e atividades coletivas
Aplicativos, recursos interativos, jogos online e outras novidades tecnológicas ampliam os horizontes do conhecimento

O uso de ferramentas tecnológicas na escola é um recurso que sempre desperta grande interesse dos alunos. Afinal, eles são a Geração Z, dos “nativos digitais”, que já nasceram conectados às novas mídias. As aulas que utilizam aplicativos, recursos interativos, jogos pedagógicos online e outras novidades têm rendido boas experiências de aprendizagem. O grande desafio dos professores, diante deste contexto revolucionário para a educação contemporânea, é descobrir os meios tecnológicos que vão realmente contribuir para ampliar os horizontes do conhecimento. 


Alguns exemplos interessantes foram registrados neste primeiro semestre letivo, no Colégio Carmo. As turmas do 4º ano embarcaram em uma viagem virtual pelo espaço. Foram conhecer a Estação Espacial Internacional, que está em órbita em torno da Terra.  Utilizando uma interface interativa do Google, cada aluno, do seu computador, teve a experiência de observar a nave por dentro, movimentando-se, através do mouse, como se estivesse andando pelo seu ambiente. “Robótica, gravidade e localização espacial foram os conteúdos abordados nesta aula, em que apresentamos as missões e o dia a dia de um astronauta dentro da Estação", explicou o professor Magno Oliveira. 

As turmas do 2º ano do Ensino Fundamental também descobriram como é mágico ver o planeta Terra lá do alto, através do “Google Earth”, e depois se aproximarem para ver as Américas, o Brasil, Minas Gerais, Cataguases e, de repente, o Colégio Carmo, na Praça Santa Rita. Pelo “Google Street View”, cada aluno foi procurar a sua casa, nos computadores da sala de informática da escola. A atividade enriqueceu as aulas de Geografia, com a professora Riza Athouguia.


As turmas do 9º ano também curtiram a brincadeira de encontrar um sósia no mundo das artes. Este foi um projeto desenvolvido nas aulas de Artes, com a professora Raquel Barroso. Utilizando o comparador de selfies do aplicativo “Google Arts & Culture”, cada aluno experimentou a tecnologia e o resultado  foi apresentado em uma exposição, no corredor em frente à biblioteca da escola. O “Is Your Portrait in a Museum?” usa inteligência artificial para analisar uma foto do rosto do usuário e, então, mostrar qual obra de arte mais se assemelha à pessoa em questão. A análise ainda apresenta qual a porcentagem de semelhança. A brincadeira motivou os estudantes a conhecer importantes obras de arte e despertou o interesse pelo tema, não só das turmas de 9º ano, mas de todos que visitaram a exposição.


Pelo menos uma vez por semana, cada turma da Educação Infantil e Ensino Fundamental I vai à sala de informática ou a uma das salas multimídia da escola, contando com a orientação do professor Magno Oliveira. Os conteúdos que os professores estão trabalhando em sala de aula, sempre que oportuno, aparecem também nestes momentos, com a utilização de diferentes recursos tecnológicos. Tanto a Rede Pitágoras quanto a Rede Bernoulli disponibilizam plataformas virtuais com inúmeras opções de uso educativo da tecnologia. Até mesmo o Maternal III, com crianças de apenas três anos de idade, já tem suas experiências virtuais.  


No Ensino Médio,  um simulador interativo de experiências físicas, elaborado pela Universidade do Colorado, atraiu a atenção dos estudantes do 3º ano, nas aulas de Física do professor Gustavo Romanhol. Quem ficar curioso, também pode acessar de casa. O endereço é https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/physics.


Muitas vezes, a familiaridade dos alunos com as novidades tecnológicas costuma ser maior que a dos professores. Tirando bom proveito destas habilidades, a turma do 2º ano do Ensino Médio está produzindo uma vídeoaula, em projeto da disciplina de Sociologia, com a professora Luciana Melo. Usando seus smartphones para gravar e editar um vídeo, os jovens estão entrevistando especialistas, fazendo encenações e reunindo informações para apresentar no vídeo. O tema escolhido tem tudo a ver com a realidade desta juventude: o uso saudável das mídias sociais. 


Muito além de ensinar a usar a tecnologia, a escola, hoje, tem a missão de orientar e levar os jovens a refletirem sobre quando e como usar esses recursos.

Esta notícia está publicada também no EDUCARMO de maio/junho de 2018, na página 6. Para conferir a edição completa, o link é este: https://www.colegiocarmo.com.br/files/educarmo/educarmo_edicao_27.pdf

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