(32) 3421.2085
11/05/18 - Ensino Médio
Psicóloga ministra palestra sobre escolha profissional

A turma do 3º ano do Ensino Médio assistiu, na manhã de hoje, à palestra da psicóloga Julia Cabral Mazini. Ex-aluna do Carmo, Júlia orientou os estudante sobre a escolha que em breve farão, de qual faculdade pretendem cursar. A psicóloga abordou também os aspectos emocionais comuns neste ano em que os alunos estão em ritmo intenso de estudos, se preparando para fazer o ENEM.

Existe um jeito certo de estudar? Para a psicóloga, cada aluno precisa descobrir qual é o seu melhor jeito e investir nele. “Alguns têm mais facilidade para aprender lendo, outros ouvindo, outros assistindo a vídeos ou mesmo tentando explicar a matéria para alguém”, observou. "É preciso definir um foco, elaborar um plano de estudos, criar um cronograma e adotar um ritmo, tendo sempre um lugar adequado para estudar”, aconselhou. 


“O equilíbrio emocional faz toda a diferença nestes momentos de preparação para os exames seletivos. Em alguns casos, é preciso buscar apoio profissional. A ansiedade e outros transtornos têm tratamento e em vez de fechar os olhos para estes problemas, o melhor é enfrentá-los”, afirmou a psicóloga. 


Júlia sugeriu estratégias para os estudantes: “crie desafios pessoais ou em grupo e prepare um quadro motivacional. Ao alcançar uma meta de estudos, presenteie-se. Pequenas recompensas nos motivam a seguir em frente. Use sempre palavras positivas: ‘eu consigo’, ‘eu posso’. Relaxe, pratique exercícios físicos, aproveite seu último ano na escola para estar com os amigos, respire, expire e não se deixe sufocar por sentimentos”. 
 

Comentários