05/03/18 - Eventos e atividades coletivas
A identidade carmelita e a formação socioemocional

“A educação socioemocional sempre esteve fortemente relacionada ao projeto pedagógico das escolas confessionais, como o Colégio Carmo, fundado pelas Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Quem matricula seu filho numa instituição escolar como a nossa sabe que ele vai aprender não somente a fazer contas e interpretar textos, mas, principalmente, que ele terá uma formação humana”, observou a Diretora Administrativa do Carmo, Cecília Poyares.

A importância desta formação foi reconhecida, recentemente, pelo Ministério da Educação, com a inclusão das habilidades socioemocionais na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao contemplar o desenvolvimento de tais habilidades na grade curricular, a BNCC reconhece a qualidade que esse trabalho acrescenta à educação. “A escola não pode ser mera transmissora de conhecimento e sim um espaço de desenvolvimento integral do aluno”, completou Cecília.

Nas aulas de Formação Humano-Cristã, valores, emoções, sentimentos e a aprendizagem de como lidar com eles ganham um tempo especial. Embasada na identidade carmelita e, agora, na nova BNCC, a direção esteve reunida com os professores, como de costume, no início do ano letivo, para reforçar este projeto que não está limitado às aulas de Formação Humano-Cristã e sim a todas as atividades e em todos os momentos na escola.

“O educador é o principal agente estruturador deste desenvolvimento,” como destacou a Diretora Administrativa, Irmã Dahlia, durante a primeira reunião do ano. “Nosso maior professor é o exemplo. O educador carmelita deve procurar ser sempre forte e suave. Forte porque é a referência, conduzindo as aulas com competência, disciplina e respeito. Suave porque trata seus alunos com carinho e atenção”, afirmou.

As habilidades socioemocionais:

1. Cognitiva: resolver problemas, planejar, tomar decisões, estabelecer conclusões lógicas, investigar e compreender problemas, pensar de forma criativa, fortalecer a memória, classificar e seriar.
  2. Emocional: lidar com as emoções, com o ganhar e o perder, aprender com o erro, desenvolver autoconfiança, autoavaliação e responsabilidade.
  3. Social: cooperar e colaborar, lidar com regras, trabalhar em equipe, comunicar-se com clareza e coerência, resolver conflitos, atuar em um ambiente de competição saudável.
  4. Ética: respeitar, tolerar e viver a diferença, agir positivamente para o bem comum.

LEIA MAIS NO EDUCARMO de janeiro/fevereiro de 2018: https://www.colegiocarmo.com.br/files/educarmo/educarmo_edicao_25.pdf