Educação socioemocional: 9º ano participa de dinâmicas de autoconhecimento e autocuidado

14/03/25 - Ensino Fundamental II

As aulas de Projeto de Vida são uma novidade nas turmas do 9º ano. Nestes primeiros meses do ano, os estudantes estão se envolvendo com atividades de autoconhecimento e autocuidado, como mostram as fotos, abaixo, numa dinâmica de autorrepresentação de “quem sou eu”, orientada pelo professor Renan de Sousa Santos.

Com jogos, dinâmicas, dramatizações e muita conversa dirigida, a proposta amplia a consciência emocional e a percepção do crescimento de cada aluno ao longo de um ano que costuma ser bem desafiador para os adolescentes, que estão na faixa etária dos 14 para 15 anos.

Com as taxas globais de crescimento da depressão e outros transtornos emocionais entre os jovens, aprender, desde cedo, a fazer uma boa gestão das emoções pode fazer toda a diferença. Por isso é tão importante desenvolver, com os nossos adolescentes, aptidões para enfrentar a vida, aumentando suas oportunidades de evitar todos esses problemas.

Como referencial, a turma segue o livro da coleção “Eu no Mundo”, do Bernoulli, dividida em várias frentes de ação, sendo a primeira delas justamente a que tem o objetivo de desenvolver competências socioemocionais. Citando os psicólogos Salovey e Mayer, pode-se dizer que essas competências – as soft skills - estão organizadas em cinco domínios principais:

  1. Conhecer as próprias emoções (autoconsciência);
  2. Lidar com emoções (tanto as agradáveis quanto as conflituosas);
  3. Motivar-se (seguir sua meta, seu propósito);
  4. Reconhecer emoções nos outros (ter empatia);
  5. Lidar com relacionamentos (gerenciar as emoções dos outros e as próprias).

Outras notícias