Turmas do 1º ano acompanham plantio de Pau-Brasil na escola
27/09/24 - Ensino Fundamental I
Uma muda de Pau-Brasil foi trazida para a escola, nesta tarde, por um dos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental. Seu pai, o Engenheiro Florestal Marco Aurélio Venditti, veio para acompanhar o plantio e conversar com as crianças a respeito da importância dessa espécie para o país.
A árvore foi plantada próxima às margens do Rio Pomba, na divisa com o campo gramado da escola, sob os olhares atentos das turminhas da Tia Fabíola e Tia Ana Luiza. Marco Aurélio orientou para que seja fincada uma estaca ao lado. Assim a planta ficará firme até se desenvolver. Enquanto isso, as crianças ficaram encarregadas de observar o seu crescimento e lembrar ao Chico, nosso colaborador, que ela precisa ser regada nos períodos secos.
Nativo das florestas tropicais brasileiras, o Pau-Brasil começou a ser explorado no período pré-colonial (1500 a 1530) e quase foi à extinção devido à exautiva procura econômica. Hoje existem poucos exemplares no país, sendo protegidos por lei: não podem ser cortados para fins comerciais, sendo considerados um patrimônio nacional.