(32) 3421.2085
23/05/24 - Ensino Fundamental II
Turmas do 7º ano em excursão ao Museu Mariano Procópio e Jardim Botânico da UFJF

As turmas do 7º ano visitaram, na terça, 21 de maio, o Museu Mariano Procópio e o Jardim Botânico da UFJF, em Juiz de Fora. A excursão foi organizada pela professora de História, Raquel Barroso, com a coordenadora pedagógica, Riza Athouguia. Acompanharam o grupo, também, os professores Cláudia Padilha e José Fernandes.

O Mariano Procópio é o primeiro museu de Minas Gerais. Trata-se de um dos principais acervos do período imperial brasileiro, contando também com coleção de história natural. Um dos destaques é o quadro "Tiradentes Esquartejado", de Pedro Américo. O conjunto arquitetônico compreende dois edifícios: a Villa Ferreira Lage, construída em meados do século XIX, e o Prédio Mariano Procópio, inaugurado em 1922. Além do conjunto histórico, está integrado ao Parque Museu Mariano Procópio, que é uma área de grande importância ecológica e de lazer, onde os estudantes puderam apreciar a natureza e se divertir, experimentando os pedalinhos do lago.

O Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora fica numa área de 82 hectares, no bairro Santa Terezinha, em meio à Mata do Krambeck, um remanescente de Mata Atlântica. Mais de 500 espécies vegetais já foram identificadas na área do Jardim, entre plantas nativas, ornamentais, populações raras ou em extinção, como pau-brasil e ipê roxo. Na visita escolar, estudantes da UFJF são guias, orientando o roteiro com finalidade de educação ambiental.

Comentários