(32) 3421.2085
08/12/23 - Ensino Fundamental I
Turmas do 4º ano concluem curso básico de Programação Code Combat

As crianças do 4º ano receberam nesta semana os certificados de conclusão do curso básico de Programação Code Combat, ministrado pelo Tio Magno, nas aulas de Informática. Aprender a criar sistemas e aplicativos tecnológicos é uma habilidade que as novas gerações podem desenvolver desde cedo, trabalhando com os algoritmos e toda a lógica por trás dos jogos, usando uma plataforma gamificada que foi desenvolvida especialmente para essa idade. 

Nas estatísticas do curso, como informou o professor, as turmas conseguiram programar 138 linhas de código na linguagem Python, completando 18 níveis do jogo, aplicando conceitos como algoritmos, variáveis, "loops white", "strings", argumentos e sintaxe básica.

O Code Combat utiliza uma metodologia ativa de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico, resolução de problemas com abstração, autoconfiança, proatividade, criatividade e concentração. Embora utilize comandos que podem parecer complexos, como a linguagem Python, a proposta é adaptada para as crianças. A estratégia tem sido indicada por especialistas em educação e a própria plataforma apresenta planos de aula adequados para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O professor Magno explica que programar computadores é como dizer a eles o que fazer. "A linguagem de programação segue regras básicas de sintaxe para criar sentenças e se comunicar com as máquinas, algo cada vez mais demandado num mundo tão informatizado, com aplicativos e dispositivos para os mais diversos fins. Com as aulas, as crianças, que já costumam passar horas do dia jogando, podem despertar o interesse para ir além, dominando novas linguagens."

Comentários