(32) 3421.2085
21/07/21 - Ensino Fundamental II
Maquete produzida por estudante do 9º ano está em exposição no Santuário Santa Rita

Está em exposição, na entrada principal do Santuário de Santa Rita de Cássia, na Praça Santa Rita, a maquete produzida pela estudante Luiza Souza, do 9º ano. Utilizando papelão, isopor e tinta, ela criou uma réplica da igreja, em miniatura, a partir de uma proposta da professora Flávia Lobo, nas aulas de Artes.

O resultado encantou os colegas da turma e a professora, durante a apresentação virtual, por videoconferência. A jovem artista se dedicou ao trabalho com uma riqueza de detalhes, como é possível observar nas fotos na galeria de imagens. 

Para quem ficou curioso para saber como foi o processo criativo da obra, Luiza explica: "Eu usei umas caixas daquelas de televisão, que são feitas de um papelão mais grosso, para fazer as partes da frente. Já aquela que é originalmente feita em concreto armado foi feita de um papelão mais fino que facilitou a moldagem para ficar abaulada. A torre do sino foi feita de isopor. Eu cortei alguns pedaços de forma a deixar meio curvado e os colei, depois esculpi com um estilete para ficar no formato da torre da igreja. A parte ondulada do telhado da varanda foi feito com caixa de leite´, por ser mais meleável. Eu tive que montar parte por parte para depois juntá-las e fazer uma base de tinta branca. Depois que a igreja estava toda branca eu comecei a detalhar. Delimitei as janelas e portas para poder fazer a parte dos azulejos e, quando eles secaram, pintei as partes delimitadas. A torre eu isolei com fita crepe para não correr o risco de despedaçar - por ser de  isopor - e pintei por cima. Não achei que fosse ser tão difícil determinar onde cada janela e porta ficaria. Como a parte de tras da igreja é majoritariamente branca, não tive muito trabalho com azulejos ou paredes muito adornadas, só pintei as janelas e portas. Usei como auxílio, para ter uma noção maior das dimensões da igreja, uma planta da mesma e um modelo 3D, ambos achados na internet."

Inaugurado em 1968, o prédio atual da igreja matriz de Cataguases teve seu projeto assinado pelo arquiteto Edgar Guimarães do Vale. Em estilo moderno, o templo tem a forma de um avião. Em anexo, foi erguida a torre de 30 metros de altura, em formato ogival. A fachada é decorada com o painel em azulejos intitulado “A vida de Santa Rita”, da pintora Djanira. 

Comentários