(32) 3421.2085
16/03/21 - Ensino Fundamental I
Turmas de 1º ano Fundamental têm tarde de conversa com cientista

“Por que a formiga anda em fila?” “Por que a centopeia tem um montão de pernas e eu só tenho duas?” “Você sempre quis ser um cientista, desde criança?” Com essas e muitas outras perguntas, as crianças das turmas de 1º ano A e B do Ensino Fundamental receberam, na tarde de hoje, o Agrônomo e Mestrando em Entomologia pela UFV, André Mazochi Barroso. Ele participou das aulas por videoconferências organizadas pelas professoras Ana Luiza e Fabíola.

André foi apresentado às crianças como um cientista, o que já despertou a curiosidade dos pequenos, até mesmo, para saber se ele sabe fazer poções. “É que eu vi num desenho animado um cientista fazendo poções”, comentou um dos alunos da Tia Ana Luiza. “Não sou do tipo que faz poções”, explicou o palestrante. “Esses são os mágicos e, de certa forma, os Químicos. Eu estudo os insetos”.

Outra aluna, na sala da Tia Fabíola, perguntou: “Você é criativo, como eu?” “A criatividade é importante para os cientistas”, respondeu André, buscando uma maneira simplificada de explicar métodos de pesquisa científica para as crianças de 7 anos de idade.

O palestrante apresentou imagens e informações sobre algumas espécies de insetos e respondeu às perguntas dos nossos aprendizes de cientistas, com a mediação das professoras. O Colégio Carmo agradece ao André, por esse momento tão enriquecedor.

Comentários