(32) 3421.2085
13/03/21 - Eventos e atividades coletivas
Gestores dos colégios Carmo de Cataguases, Viçosa e Juiz de Fora participam de encontro virtual

Diretoras e coordenadoras do Colégio Carmo de Cataguases participaram, neste sábado, 13 de março, por videoconferência, do Encontro de Gestores Carmelitas, que reuniu também dirigentes do Carmo de Viçosa e de Juiz de Fora, com a presença virtual da Superiora Geral da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, Irmã Maria Imaculada Resende Pereira. 

É um evento anual dos colégios Carmo, voltado para a reflexão sobre a missão dos educadores nas escolas carmelitas. Nesta edição de 2021, o grupo recebeu, como palestrante, Frei Jorge Jacinto Corrêa, que há 21 anos trabalha como Mestre de Formação Carmelita, residindo atualmente em Piedade de Caratinga, MG. Ele esteve acompanhado da carmelita secular Ana Maria Scarabelli, responsável pela formação do Carmelo Secular de Caratinga.

Pela manhã, Frei Jorge, juntamente com Ana Maria, destacaram o exemplo missionário de Santa Teresa D’Ávila, que viveu na Espanha, no século XVI e hoje é reconhecida como pioneira reformadora da Ordem Carmelita. Sua história e seus diversos livros publicados contribuíram para o fortalecimento da espiritualidade católica.

À tarde, a história de vida de São João da Cruz foi o tema da apresentação de Frei Jorge e Ana Maria. São João da Cruz é outra importante figura reformadora da Ordem Carmelita, que, com Santa Teresa D’Ávila, fundou a Ordem dos Carmelitas Descalços, na Espanha, tendo publicado, também, grandes obras de literatura mística. Os dois santos são considerados Doutores da Igreja Católica Apostólica Romana.

Comentários