Manual do aluno - Edição 2024
Mensagens
"“O Carmo é meu chão, eu sou Carmelita!” Não poderia começar o presente texto de outra forma a não ser expressando essa máxima tão conhecida em nossa comunidade e que sintetiza. Meu nome é Thaís Praxedes Rodrigues, possuo 21 anos, e atualmente curso Medicina no Centro Universitário Faminas – Muriaé, sonho que não seria possível sem a contribuição do Instituto Nossa Senhora do Carmo de Cataguases. Minha trajetória no colégio teve início em 2011, no 6º ano do Ensino Fundamental (E.F.), após ter sido agraciada com uma bolsa de estudos integral. Vinda de escola pública, inicialmente, senti alguma dificuldade para acompanhar a turma que já estudava na instituição, o que foi corrigido rapidamente através do acolhimento que recebi por parte dos docentes e discentes. Durante o EF, a ansiedade pelo Ensino Médio aumentava a cada ano pois o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), se aproximava e eu sabia que precisaria de ótimos resultados para alcançar meus objetivos. Entretanto, tal ansiedade, comum a todo vestibulando, foi abrandada quando percebi que estava recebendo a base necessária, com materiais didáticos e infraestrutura de excelente qualidade, profissionais qualificados e uma estratégia de treinamento que faz com que o aluno desenvolva familiaridade com a prova. A aprovação veio com o ENEM prestado em 2017, coroando todo esforço e dedicação, mas também era momento de me despedir de uma segunda casa, de amigos, professores queridos, toda uma família... E então, percebi que criei laços que carregaria para sempre, pois fazem parte de quem eu sou. O Carmo, como o chamamos carinhosamente, é parte da minha construção como ser na vida e para mundo, me presenteou com valores e postura cidadã e por isso eu sou eternamente grata. No Ensino Superior, me destaco como uma das melhores acadêmicas do meu curso pelo Coeficiente de Rendimento, já atuei como monitora e participo da diretoria de ligas estudantis, pois recebi preparação não só para tornar meu sonho realidade, mas para vivê-lo da melhor forma possível. Me despeço agradecendo novamente à comunidade carmelita, a todos os profissionais envolvidos e, especialmente à Ir. Dáhlia Resende, nos quais encontro apoio até hoje! Saudosamente, Thaís Praxedes"
Thaís Praxedes
"Sou muito grato ao Colégio Carmo por acompanhar minha trajetória desde o Maternal até o Ensino Médio. Sou grato por ter tido professores tão gentis, que muitas vezes ultrapassaram as fronteiras de professor-aluno e se tornaram amigos. Agradeço também aos funcionários do Carmo, tão gentis, carismáticos e engraçados, que são tão importantes para o Colégio inteiro. E não poderia deixar de agradecer à Cecília, nossa ex-diretora, que fez tanto pelo Colégio e pelos alunos. E sou grato aos meus amigos de turma, por todos os momentos de felicidade e pelo auxílio em momentos difíceis."
André Rocha de Souza, estudante, concluindo o 3º ano do Ensino Médio em 2022
"Estudei no Carmo e guardo uma estima enorme por este Colégio. Atribuo a minha sólida formação humana e acadêmica à minha família e também uma grande parcela ao Carmo!"
Eduarda Quaresma Lannes